A Voz do Povo: Sorriso expande programa de coleta seletiva de lixo (vídeo)

Duas mil toneladas de lixo orgânico são produzidas pela população sorrisense todos os meses. Daí a importância de se avançar nos programas de reciclagem e destinação correta do lixo. “Quando o lixão enche, ele é fechado e abre-se outro. Vale a pergunta: em mais de 30 anos de Sorriso, qual o tamanho do impacto junto ao meio ambiente?”

A pergunta foi feita por Diogo Martins, coordenador do programa Eco Sorriso e também coordenador do Aterro e Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas. Ele falou em entrevista ao programa A Voz do Povo nesta terça-feira (24-05).

Ele explicou que em Sorriso hoje há uma divisão concentrada entre coleta do lixo seco (os chamados entulhos para os quais a equipe faz um rodízio na cidade coletando a cada dois meses); o lixo comum (lixo orgânico, coletado três vezes por semana) e coleta seletiva (hoje atendendo pouco mais de 30% da cidade).

Segundo Diogo, o objetivo é garantir que o cidadão possa destinar corretamente seu resíduo. “Temos a política nacional de resíduos sólidos. Inclusive o novo marco legal do saneamento regulamentado em fevereiro nos leva a cumprir estes prazos. Estamos avançando e o Eco Sorriso vem constituindo estas políticas”, disse.

Ele lembrou que o atualmente chamado depósito de galhadas antigamente era um ‘lixão’. Hoje é proibido levar para lá materiais orgânicos, contaminantes ou eletrônicos. “São materiais que podem ajudar na contaminação daquela área e pode contaminar o lençol freático. Aquele espaço recebe entulhos, galhadas, poda de árvores, gramas e até material reciclável. Temos famílias lá que fazem esta triagem e reciclar ferro, ou ferragens até”, explica.

Sobre denúncia de caminhões muito carregados que passam deixando para trás resíduos do que é levado aos depósitos, Diogo disse que quando são veículos da prefeitura, a equipe está orientada para recolher. “Quando cai a equipe deve parar e coletar, mantendo a estrada limpa”.

Reciclagem

Diogo destacou que o município pretende avançar neste ano na coleta de recicláveis. “Voltamos agora a expandir os bairros e queremos incluir 100% este ano. Um dos motivos que demanda tempo é que fazemos um trabalho bastante robusto de educação ambiental”, explicou o coordenador. Quem passa a participar do programa de reciclagem ganha sacos de ráfia para a destinação deste lixo.

Onde reciclar

Quem mora em regiões não atendidas ainda pela coleta seletiva, pode reciclar seu lixo e fazer a entrega nos eco pontos. “Temos cinco hoje: na Vila Romana, atrás do novo centro de Hemodiálise – em forma de contêiner; no Jardim Primavera no CEMEIS, um na Escola flor do amanhã no bairro Boa Esperança, um na zona leste praça Nova Integração, uma estação de sustentabilidade na Prefeitura e estamos expandindo a coleta seletiva: 4ª feira começa no Jardim Califórnia, dia 28 Juscelino Kubitschek dia 4 no Jardim América e Santa Monica”, explica Diogo.

Lixeiras

Segundo ele, as lixeiras públicas deverão ser substituídas em breve e também deve ocorrer a implantação de mais eco pontos.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso

Sindicato Rural sedia hoje reunião técnica da Fundação MT

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região