Administração Municipal analisa pedido de reajuste salarial do Sindicato dos Servidores

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (08-11),  secretário de Administração, Estevam Calvo, o adjunto da pasta, Bruno Delgado e a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems) sentaram para discutir o pedido de reajuste salarial encaminhado pelo sindicato para o ano de 2024. Dentre as solicitações, destaca-se o pedido de um percentual de 6% de ganho real para todos os servidores, além da revisão geral anual (RGA) correspondente ao INPC/2023 (Índice Nacional de Preços no Consumidor) e reajuste do auxílio alimentação.

Estevam esclareceu que todas as demandas foram avaliadas com cuidado, considerando a importância das reivindicações apresentadas pelo sindicato. No entanto, enfatizou a necessidade de abordar essas questões com prudência, dado que envolvem recursos públicos. Após análise da equipe técnica, a Administração Municipal concluiu que, neste momento, não possui condições de atender ao pedido de 6% de ganho real.

A decisão se baseia em dois fatores principais que afetam significativamente as finanças do Município. Em primeiro lugar, o secretário destacou os desafios e instabilidades enfrentados pela arrecadação municipal nos últimos meses. “Não estamos conseguindo arrecadar conforme o estimado, devido a fatores econômicos que estão fora de nosso controle, e essa instabilidade nos impede de comprometer recursos adicionais neste momento”, ressaltou Estevam.

O segundo ponto considerado é a implementação da reforma administrativa em curso. Estevam explicou que o objetivo da reforma é corrigir desigualdades na estrutura da Administração Pública Municipal que persistem há 15 anos. No entanto, essa implementação requer um planejamento financeiro rigoroso e uma revisão das despesas, o que torna inviável a adoção de novos gastos neste momento.

Estevam adiantou que a meta é encaminhar o projeto de lei da reforma para apreciação dos vereadores ainda em dezembro de 2023. O executivo manifestou sua disposição para dialogar com o Sindicato a fim de encontrar soluções viáveis dentro do atual contexto orçamentário e da reforma administrativa em andamento. “Pedimos à diretoria que trabalhe conosco nesse sentido e nos auxilie no acompanhamento da receita para o ano de 2024, para seguirmos no debate e avaliar as possibilidades”, afirmou.

O secretário concluiu reiterando a importância de conduzir o processo com extrema responsabilidade, destacando a compreensão da Administração Municipal em relação às necessidades dos servidores. O diálogo permanece aberto para buscar alternativas que atendam aos interesses das partes envolvidas.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo