Aeroporto de Sorriso recebe Certificação Operacional da ANAC

O Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin recebeu, na ultima quarta-feira (13), a Certificação Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Portaria nº 1.223, de 05/05/2020, concede ao terminal sorrisense a certificação de que o aeroporto está de acordo com os parâmetros internacionais de segurança.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, o próximo passo será a publicação do processo de licitação do projeto de reforço e recuperação da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de aeronaves do Aeroporto, e posterior ordem de serviço.

O certificado é exigido pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 139 (RBAC), e tem como base avaliações que seguem a orientação da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que fixa critérios que devem ser atendidos por terminais de todo o mundo. A certificação é um instrumento que a Anac dispõe para orientar os operadores de aeródromo na análise dos riscos envolvidos na sua operação e demonstrar que um nível de segurança operacional foi alcançado.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal