Agosto Lilás em Sorriso terá carreata de encerramento e ações de conscientização

A carreata sairá do Centro de Eventos Ari José Riedi às 16 horas, além de um pit stop educativo pela manhã na Feira do São Domingos, reforçando a conscientização sobre a violência contra a mulher e divulgando canais de apoio.

O mês de conscientização contra a violência às mulheres, Agosto Lilás, será encerrado em Sorriso com uma carreata no próximo domingo (31). A concentração dos veículos será no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol, com saída prevista para às 16 horas e ponto final no Parque Ecológico Claudino Francio.

Ainda no domingo, pela manhã, será realizado um pit stop na Feira do São Domingos, ação que reforça a orientação sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e divulga os canais de apoio disponíveis.

Segundo a gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, as ações do Agosto Lilás se estenderam por todo o mês, começando com uma roda de conversa na Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), no dia 7. O calendário incluiu ainda atividades comunitárias do programa Sorriso com Elas, pit stops educativos, o talk show Agosto Lilás e, no dia 28, a noite de autógrafos da cartilha “Sorriso contra a violência”, com participação das crianças responsáveis pelas ilustrações, realizada no Magessi.

Promovido anualmente, o Agosto Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a mulher e fortalecer políticas de prevenção. Mara Fernandes ressalta que “o feminicídio é evitável e é compromisso público e comunitário implantar políticas de defesa da vida”.

Sorriso conta atualmente com a Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente, além de serviços de apoio como a Patrulha Maria da Penha (PM, 190), o Núcleo da Mulher (PC, 197), o Corpo de Bombeiros (193) e a Central de Atendimento à Mulher (180).

A campanha é promovida pela Prefeitura, por meio da Semfa e da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público e o núcleo de Sorriso da Associação Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), que também contribuiu com palestras durante as ações.

Veja também

APAE de Sorriso celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Otorrinolaringologista orienta sobre como lidar com repercussões do clima seco nas vias respiratórias

Refis de Sorriso é prorrogado até novembro e já arrecadou R$ 19 milhões em negociações

Vereadora cobra efetivação de profissionais para inclusão escolar e comenta sobre ITBI em Sorriso

Polícia Rodoviária Federal salva mulher que tentava se jogar de viaduto em Sinop

Sefaz simplifica isenção de IPVA para PcD e taxistas em Mato Grosso