Aneel autoriza reajuste na tarifa de energia em MT a partir de 1º de julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nessa terça-feira (7) o reajuste na tarifa de energia no estado a partir de 1º de julho deste ano. A previsão era reajustar a partir desta quarta-feira (8), mas a data foi adiada por causa da pandemia de Covid-19.

A tarifa será reajustada em 2,47%.

De acordo com a Energisa, a concessionária de energia, o reajuste tarifário é regulado pela Aneel e está previsto no contrato de concessão da empresa.

A concessionária afirma que os contratos trazem a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

Conforme a concessionária, o reajuste está diretamente relacionado com o indicador inflacionário usado no contrato de concessão da empresa, o chamado IGPM, cuja média ao longo de 2019 foi de 6,8%.

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos.

A parte que cabe à distribuidora de energia representa apenas 25,67% da composição da tarifa. É por meio dessa parcela que a Energisa Mato Grosso distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso