Armazenagem é pauta de reunião entre Aprosoja e SUDECO

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Fernando Cadore, se reuniu nesta quarta-feira (14.07), em Brasília, com chefe da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste (SUDECO), Nelson Vieira Fraga Filho. A pauta do encontro foi a desburocratização do acesso ao crédito para construção de armazéns e implantação de políticas públicas destinadas a diminuição do déficit da capacidade estática mato-grossense.

Também participaram da reunião pela Aprosoja MT, o diretor Administrativo, Nathan Belusso, coordenador da comissão de Política Agrícola, Tiago Stefanello, diretor Executivo, Wellington Andrade e o consultor Thiago Rocha.

Associação, que atualmente representa mais de 7.400 produtores de soja e milho em Mato Grosso, mostrou ao superintendente a deficiência de armazenagem atual. Presidente Fernando Cadore apresentou os números que atestam que o Estado só pode guardar cerca de 50% do que produz. E dentro deste cenário, somente 30% estão em poder do produtor rural.

“Estamos preocupados com essa questão da armazenagem em Mato Grosso. E durante os três anos da nossa gestão essa pauta será prioridade”, enfatizou Cadore.

A partir do encontro, Aprosoja Mato Grosso irá subsidiar a SUDECO com informações técnicas atualizadas, referentes ao tema.

“A demanda é alta e dentro da SUDECO podemos construir juntos uma diretriz de política pública, que vire regra. E a partir daí não importa se o produtor é pequeno, médio ou grande, o crédito precisará estar disponível”, pontuou o chefe da SUDECO.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil