Ao todo, o asfaltamento dos 43,14 quilômetros da MT-490 vai custar 46.140.220,41. Deste montante, 88,52% serão pagos pelo Governo do Estado e os 11,48% restantes serão rateados entre a Prefeitura e os produtores organizados via associação.  Para apoiar o processo de pavimentação das vicinais, a Prefeitura vai investir 2.656.451,71 na empreitada.

O projeto foi elaborado por uma empresa contratada pela associação de produtores e devidamente avaliado pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, explica que a pavimentação do trecho contempla iniciativas sustentáveis, em que a marcha do progresso respeita a fauna e também recompõe a flora. “A obra vai contar com alambrado para evitar que animais cruzem a rodovia, o que também representa mais segurança aos condutores, visto que previne a ocorrência de acidentes provocados pela travessia de animais na pista”, detalha, acrescentando que haverá plantio de árvores ao longo do trecho, repondo assim as que precisarem ser retiradas para a implantação do asfalto, sempre levando em consideração a segurança dos usuários.

“Selar esta parceria hoje é mais uma etapa do longo processo de negociações, idas e vindas a Cuiabá, muita conversa, muito diálogo, sempre com a certeza que o trabalho integrado traz resultados positivos”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin. Segundo ele, o planejamento prevê a execução de metade do trecho neste ano e da outra metade em 2023.

Para os produtores rurais, a via asfaltadinha vai facilitar a rotina do prepara a terra, planta, observa, cuida, colhe e manda pro armazém.  “Estamos felizes com o avanço desta rodovia, que vai interligar Sorriso a Lucas do Rio Verde, e vai facilitar o transporte dos insumos e dos grãos de Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, assim como dos distritos de Caravágio e Boa Esperança”, enumera o produtor rural Diego Falchetti.

Mais do que isso, o asfalto no lugar do chão de terra garante mais saúde, bem-estar e educação. “Precisamos sempre lembrar das ambulâncias que transportam pacientes, dos ônibus escolares e das famílias que vivem no campo e merecem boas condições de trafegabilidade sempre que precisarem se deslocar à cidade”, acrescenta o prefeito.

Também participaram da solenidade o presidente da associação, Cleudir Poletto; o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego; os secretários municipais Hilton Polesello (Governo), Leonir Capitânio (Transportes) e Emerson Farias (adjunto de Transportes); assim como os vereadores Acácio Ambrosini e Iago Mella. Produtores rurais da região, como Sadi Beledelli, igualmente testemunharam o ato.