Áudio que alerta sobre vacina da gripe com COVID-19 é fake news

População brasileira é alvo de mais uma mentira que compromete a saúde pública

Um áudio circulou nas redes sociais nos últimos dias, causando preocupação e incertezas sobre a vacina da gripe e sua suposta associação com a vacina bivalente da COVID-19. No entanto, especialistas afirmam que essa informação é falsa e não possui qualquer embasamento científico.

No áudio, uma voz feminina, alegando ser médica em Belo Horizonte, alerta a população a não buscar a vacina da gripe, afirmando que a vacina contém a adição da vacina da COVID-19. Além disso, a suposta médica menciona que a vacina é produzida pela Pfizer, com o intuito de eliminar 50% da população mundial, causando mais sequelas do que a própria doença.

Diante disso, é importante esclarecer os fatos que desmentem essa fake news e tranquilizam a população:

Primeiramente, a pessoa que gravou o áudio não se identifica, não havendo nenhuma prova de sua atuação profissional. Isso abre espaço para que qualquer indivíduo grave mensagens falsas e se faça passar por um profissional da área médica.

Em segundo lugar, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou apenas a vacina bivalente da Pfizer para a COVID-19, mas a Pfizer não produz nenhuma vacina contra a gripe. Portanto, não há relação entre as duas vacinas mencionadas no áudio.

Terceiramente, o Instituto Butantan é o fornecedor oficial do imunizante contra a gripe no país, não havendo nenhuma evidência de uma vacina única para gripe e COVID-19 no Brasil até o momento.

É fundamental ressaltar que a vacinação contra a gripe foi liberada para toda a população acima de seis meses de idade no município na terça-feira, dia 16 de maio. Estão disponíveis cerca de 11 mil doses em todos os Programas de Saúde da Família (PSFs) e na sala Descentralizada de Vacinas, localizada no PSF Central, que funciona das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Além disso, os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão com horário estendido, oferecendo o imunizante até às 19h.

Para auxiliar ainda mais a população, uma ação de vacinação será realizada neste domingo na Praça das Fontes, das 15h às 19h. Basta comparecer ao local, levando o cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinas. Caso tenha perdido o cartão de vacinas, a equipe estará pronta para emitir um novo na hora.

Diante desses esclarecimentos, é importante que a população esteja consciente da importância da vacinação contra a gripe e compreenda que essa informação veiculada no áudio é uma falsa notícia. É fundamental buscar informações de fontes confiáveis e seguir as recomendações.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade