Avião de R$ 2 milhões que caiu em Juara foi roubado de médico por cartel da Bolívia

Um cartel da Bolívia teria sido o responsável pelo roubo do avião, modelo Cesnna 206, avaliado em R$ 2 milhões, que caiu na comunidade Jacamim, região de Itapiuna, depois do Rio dos Peixes, no interior do município de Juara (716 km de Cuiabá), no último dia 22. O avião monomotor foi roubado no dia 14 de janeiro quando bandidos armados invadiram o Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina, renderam o caseiro e decolaram do local. A aeronave pertence ao médico Jacinto Lay.

Dois homens que estavam no monomotor, que seriam bolivianos, fugiram. Eles teriam saído ilesos do acidente e logo após foram até uma lanchonete, onde pediram um remédio para dor de cabeça e depois desapareceram.

De acordo com o site Cidade Verde, do Piauí, outros três homens foram presos após serem encontrados próximo ao local da queda, com seis tambores de gasolina para avião, totalizando aproximadamente 360 litros de combustíveis.

A aeronave já tinha sido adulterada, onde foram alterados os seus prefixos e também tinha sido pintada. A informação é que o avião estava sendo usado por um cartel da Bolívia.

O delegado Charles Pessoa, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), disse que “desde o roubo teve uma troca de informações, então estava sendo realizado um trabalho integrado entre as polícias de outros estados, com a Aeronáutica, então já tinha essa suspeita que o avião estava sendo usado por um cartel da Bolívia para o tráfico internacional de drogas”.

Após o roubo do avião na cidade de Teresina, ele foi levado inicialmente para a Bolívia. “Com esse trabalho integrado, a informação que chegou é que ele estava circulando. Depois do roubo foi para a Bolívia, sendo usado para o tráfico. Foi para lá e depois começou a circular”, destacou.

As Polícias Civil do Piauí e Mato Grosso vão atuar juntas na investigação. “Como o avião caiu lá, eles vão também investigar, mas vamos atuar juntos, de forma integrada, compartilhando informações e provas para a investigação”, explicou o delegado.

O médico Jacinto Lay, que é o proprietário do avião, informou que irá mandar uma equipe para o estado de Mato Grosso, para poder trazer ele de volta ao Piauí. “Ele está bem danificado, vou mandar um piloto e um mecânico, eles vão tentar arrumar um caminhão, para desmontar o avião e trazer ele de caminhão para Teresina. Pelas informações que a gente teve, está bem avariado, mas ainda não tem como fazer uma estimativa [de quanto será gasto para consertar] sem trazer para a oficina, para poder ser feito um orçamento e ver o que vai ser de gasto”, destacou.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros