Avó é suspeita de abusar criança com Down; menina morreu no hospital

Menina de 5 anos morreu em uma unidade de saúde de Barra do Garças (508 km ao Leste de Cuiabá), na manhã de quarta-feira (11), após sofrer duas paradas cardíacas. A equipe médica constatou que havia sinais de estupro na menor, que tinha síndrome de down. A avó dela foi detida pelo crime de abandono de incapaz com resultado de morte.

Conforme apurado, a menina deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na tarde de terça-feira (10). Segundo a avó, há alguns dias, a menina apresentou febre e vômitos, mas que só nesta terça ela decidiu levá-la ao médico.

A equipe que a atendeu disse que ela estava com alguns hematomas pelo corpo e que, durante exames mais minuciosos, foi possível identificar lacerações na vagina e no ânus da menina.

Enquanto recebia atendimento, a menor teve duas paradas cardíacas, foi reanimada e levada para o Pronto-Socorro. Devido à gravidade dos fatos, ela precisou ser entubada e a equipe decidiu que ela seria transferida para Cuiabá. Porém, a criança morreu logo em seguida.

 

Avó se contradiz

A avó contou que há alguns dias, a menina ficou sob os cuidados de uma amiga da família para ela ir viajar. Mas, disse que é a responsável por ela e que dá banho todos os dias, mas não percebeu nada de diferente.

Porém, a versão contradiz o relato médico, que afirma que as lesões podem ser vistas a olho nu, por qualquer pessoa, por mais leiga que fossem. Ela não quis colaborar com a polícia a fim de esclarecer os fatos, já que ela mesma avisou que ficava “24 horas” com a menina.

 

Sem reação

Ao ser informada da morte da neta, a avó não esboçou nenhuma reação afetiva e se manteve alheia, disse os policiais. Ela se preocupou apenas com o fato de encontrar um advogado para acompanhá-la.

Conselho Tutelar foi acionado e informou que já existia histórico de maus tratos e abandono por parte da mãe da menina. O irmão dela também seria vítima da situação e se recusa a ficar com a mãe.

Os pais das crianças são diferentes e já morreram. A mãe da menina, mesmo sabendo da morte dela, não procurou as autoridades, nem mesmo a avó, para ser inteirada dos fatos.

Já a avó, ao ser informada sobre os trâmites para a liberação do corpo, afirmou à polícia que “depois vê isso”. Ela foi encaminhada para a delegacia da cidade e autuada.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC