Os dois animais passaram por tratamento médico veterinário em clínica especializada antes de serem soltos
Uma área de soltura parceira da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no município de Sorriso foi o local escolhido para reintrodução à natureza de dois animais este ano. Um bicho-preguiça que foi resgatado após ser atropelado na BR-163 e uma capivara encontrada na área urbana de Sinop voltaram ao seu habitat natural após passarem por tratamento médico veterinário.
O bicho-preguiça foi encontrado pela equipe de inspeção da Nova Rota, na beira da BR-163, no dia 12 de janeiro, vítima de atropelamento e encaminhado para uma clínica especializada, em Sorriso, onde foi tratado pela médica veterinária Lilian Medeiros.
“O animal apresentava lesões nas unhas, hemorragia nasal e oral, e dificuldade para respirar. A preguiça ficou internada por 13 dias até ser considerada estável o suficiente para voltar à natureza”, explicou Lilian. A soltura foi realizada pela veterinária no dia 25 de janeiro, com supervisão da Sema.
Já a capivara foi solta neste último sábado (15.2). A fêmea jovem, de 38 quilos, foi resgatada no dia 7 de fevereiro, pela Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop (DUD/Sema-MT) e passou por tratamento também com a médica veterinária Lilian Medeiros.
A capivara apresentava lesão de pele extensa no membro posterior, várias escoriações e verminose. O tratamento durou oito dias até estar em condições de ser devolvida à natureza. A soltura foi realizada em área livre, pré-determinada pela Sema, onde já habitam vários animais da mesma espécie.
Orientações
A Sema orienta que, ao se deparar com crimes contra animais silvestres, a população denuncie por meio da Ouvidoria setorial da Sema no número 3613-7398 ou 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp) pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão, ou em uma das unidades regionais.
Se encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde do animal quanto do cidadão.
Assista ao vídeo da soltura do bicho preguiça aqui.
Assista ao vídeo da soltura da capivara aqui.