Bolsonaro recebe alta hospitalar e nega politização e vitimização relacionada à sua saúde

Ele estava internado desde a madrugada de segunda-feira (3) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por conta de um quadro de obstrução intestinal.

Antes de deixar o local, o presidente concedeu uma coletiva de imprensa ao lado do médico Antônio Macedo, que o acompanha desde a facada em 2018.

“O que aconteceu foi o seguinte. O presidente sofreu um atentado anos atrás que originou uma cirurgia muito bem feita, mas ele teve uma peritonite alguns dias depois”, disse Macedo aos repórteres.

A peritonite é uma inflamação da membrana que reveste a parede do abdômen e os órgãos da região.

“Essa peritonite gerou uma grande quantidade de reação imunológica no abdômen dele. Embora esteja tudo bem, as alças estão boas, essas aderências às vezes possibilitam um quadro de obstrução intestinal”, complementou o médico.

Ele disse que normalmente a cirurgia não é a primeira opção a ser escolhida para quadros assim. E explicou que o tratamento com uma sonda nasogástrica e o corte da alimentação foi suficiente para solucionar a situação de Bolsonaro.

Na tarde de terça (4), os médicos retiraram a sonda nasogástrica que o presidente utilizou durante o tratamento.

Em nota divulgada, a equipe médica responsável pelo tratamento do presidente já tinha informado que a obstrução intestinal se desfez, e foi descartada a necessidade de realização de nova cirurgia.

Esta é a segunda internação com os mesmos sintomas desde que Bolsonaro foi atingido pela facada em Juiz de Fora (MG) durante campanha eleitoral em 2018.

Desde a data, o presidente já passou por quatro cirurgias. Bolsonaro foi internado pela última vez em 14 de julho de 2021 para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele teve alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), quatro dias depois.

Falando aos repórteres, Bolsonaro rechaçou a ideia de uso político de sua internação. “Eu não queria estar aqui. Eu estava previsto na terça-feira retornar pra Brasília, e vim pra cá na madrugada de domingo [para segunda]”, disse.

“Querer falar de politização, que eu estou me ‘vitimizando’, está de brincadeira comigo”, complementou.

Veja também

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para emitir boleto do IPTU e concorrer a prêmios

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente