Borgato teria ligação com tráfico desde época em prefeitura

Conversas entre a doleira Nelma Kodama e o lobista Rowles Magalhães mostram possível ligação do ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, com o tráfico desde o período em que chefiou a prefeitura de Glória D’Oeste (312 km a oeste de Cuiabá).

A ligação é evidenciada por meio de documentação que autorizou a deflagração da Operação Descobrimento, em que Borgato foi preso por ser um dos chefes em um esquema de tráfico internacional de cocaína.

Em conversas trocadas entre Nelma e Rowles, a doleira mostra prints de uma lista de chamadas realizadas via WhatsApp. Em destaque na imagem, Borgato é identificado como tendo feito uma das ligações.

O que chama atenção no print é o fato de que o nome de Borgato está salvo como “Pref Gloria Newton Secretario Ciencias E Tecnologia”, evidenciando que o ex-secretário poderia manter contato desde o período em que esteve à frente da prefeitura.

As mensagens, conforme identificação, foram trocadas em julho de 2017. Borgato comandou o paço municipal por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2009-2012 e 2013-2016.

Além das conversas entre a doleira e o lobista, Borgato também aparece em imagens em que diálogos são feitos entre ele e Rowles, de julho de 2020.

Operação

A Operação Descobrimento foi deflagrada há um mês, no dia 19 de abril. Na ação, foram presos Borgato e Rowles dentre outras pessoas. A operação tem como base a apreensão de 595 kg de cocaína apreendidas dentro da fuselagem de uma aeronave em fevereiro de 2021, dentro do Aeroporto Internacional de Salvador.

O jato Dassault Falcon 900, de uma empresa portuguesa de táxi aéreo, parou para abastecer e durante a inspeção, agentes encontraram a droga.

A partir das investigações, a polícia conseguiu identificar toda a estrutura criminosa atuante nos dois países, compostas por fornecedores de cocaína, mecânicos e auxiliares –responsáveis pela abertura da fuselagem do avião para esconder a droga -, transportadores – que eram responsáveis pelos voos – além dos doleiros – responsáveis pela movimentação financeira do grupo.

Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva na Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.

Houve também cumprimentos de 3 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em Portugal, nas cidades do Porto e Braga.   As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvados e pela Justiça Portuguesa. Foram decretadas ainda medidas de apreensão, sequestro e bloqueio de imóveis, bens e valores das contas usadas pelos investigados.

Galeria de fotos

image

image
image
image
image

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada

Pastor e mãe são presos por tortura a criança de 7 anos em Apiacás

Grupo Especial de Fronteira apreende 500 quilos de cocaína após queda de aeronave em plantação de milho

Polícia captura mãe e filho que assassinaram idosos em Peixoto de Azevedo

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte