Brasil atualiza regulamentação de inspeção de produtos para alimentação animal

O governo federal publicou nesta quarta-feira um decreto que atualiza as regras para inspeção e fiscalização de produtos destinados à alimentação animal, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária em comunicado.

Decreto nº 12.031, que abrange todos os tipos de produtos para alimentação animal, incluindo matérias-primas, ingredientes e produtos prontos para consumo, visa modernizar a fiscalização, reduzir a burocracia e adotar novas tecnologias, disse o ministério.

A nova regulamentação também implementa um sistema de autocontrole para as empresas, baseado em ferramentas como Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.

Com isso, o setor de alimentação animal é o primeiro a atualizar sua legislação para se alinhar à Lei do Autocontrole (Lei nº 14.515/2022).

“Trata-se de uma atualização do regramento da área animal voltada para a modernização da fiscalização, desburocratização e informatização”, afirmou Allan Alvarenga, secretário adjunto de Defesa Agropecuária.

Segundo ele, as novas regras visam à segurança e inocuidade de toda a cadeia alimentar, protegendo a saúde animal e humana e combatendo fraudes econômicas.

O Brasil ocupa a terceira posição na produção global de produtos para alimentação animal, é o terceiro maior exportador de alimentos para animais de companhia e o segundo maior produtor de farinhas de origem animal.

 

Veja também

Indea alerta: Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos termina na próxima semana

Segunda safra de milho se consolida como estratégica na transição energética

Dia de Campo apresenta resultados de Sistema Agroflorestal em Sorriso

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro