Caminhão da vacina aplicou quase mil doses de imunizantes

Após uma semana rodando em Sorriso, a equipe do caminhão da vacina contabilizou 928 doses de imunizantes aplicados. Durante os sete dias, 724 pessoas procuraram a unidade móvel para a aplicação de vacinas contra Hepatites A e B, Poliomielite, Meningites C, HPV – Papilomavírus Humano, Febre Amarela, Varicela (Catapora), Tétano, Difteria, Coqueluche, Sarampo, Tríplice viral e Diarreia por Rotavírus. Também estava disponível a vacina contra a covid-19 para todos os públicos.

A coordenadora de vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, recomenda que ou pais ou responsáveis que por algum motivo não levaram seus pequenos para imunizar ou que estejam eles mesmos com doses atrasadas, procurem a sala de vacina do PSF mais próximo de suas casas. “É importante manter o cartão de vacinas dos pequenos e também dos adultos atualizado”, pontua.

O caminhão

A unidade móvel que esteve em Sorriso na semana passada é uma parceria do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o governo do Estado, através do projeto Imuniza Mais MT. A meta é proteger a população contra doenças previníveis por meio da imunização.

A unidade móvel de vacina é equipada com duas câmaras frias e um freezer, além de ter uma equipe técnica composta por motorista, técnico de enfermagem, enfermeiro e técnico administrativo. Em ações como a que ocorreu em Sorriso, o Estado oferta a estrutura e, o Município é responsável pela organização e realização.

Ação do sábado

Além de disponibilizar vacinas de rotina nos PSFs e contra a covid-19 no Centro de Eventos Ari José Riedi e no PSF Nova Integração, no último sábado (12) o Município também realizou uma ação especial para imunizar contra a covid-19. Na data, foram aplicadas 146 doses: 73 doses pediátricas e 73 doses adultas.

Caso você esteja com o esquema vacinal incompleto contra a covid-19 é só procurar um dos pontos fixos para imunização; tanto o Centro de Eventos Ari José Riedi quanto o PSF Nova Integração atendem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No sábado o atendimento é das 7h30 às 11 horas.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde