Campanha “Pai Presente” oferece exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade em Sorriso

A iniciativa, realizada em parceria com o CNJ, Tribunal de Justiça de Mato Grosso e LACEM, segue até sexta-feira (8) e busca garantir o direito das crianças de terem o nome do pai na certidão de nascimento e acesso à convivência familiar e direitos legais.

Teve início nesta segunda-feira (4), em Sorriso, a edição 2025 da campanha “Pai Presente”, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o LACEM, que oferece exames de DNA gratuitos para auxiliar no reconhecimento de paternidade.

A ação é coordenada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e segue até a próxima sexta-feira (8), como parte da mobilização estadual que ocorre no mês de agosto.

Durante a campanha, mães ou responsáveis legais podem procurar o CEJUSC para dar início ao processo de identificação do pai biológico de seus filhos. O objetivo é garantir o direito da criança de ter o nome do pai na certidão de nascimento, além de possibilitar o convívio familiar e o acesso a direitos legais, como pensão alimentícia e regulamentação de visitas.

Segundo Eliana Pandolfo Martini, gestora do CEJUSC de Sorriso, o exame é simples e rápido. “É colhida apenas uma gotinha de sangue do dedo para análise. O material é enviado ao laboratório em Cuiabá e, se o resultado for positivo, nós mesmos encaminhamos toda a documentação necessária para a inclusão do nome do pai e dos avós paternos na certidão de nascimento da criança”, explica.

A campanha também contempla casos mais complexos, como a ausência do suposto pai ou o falecimento dele. Nesses casos, o CEJUSC convida os avós paternos para a coleta de material genético. “Mesmo nesses casos é possível realizar o exame durante esta semana”, destaca Eliana.

A gestora ressalta ainda que o objetivo da campanha não é impor, mas oferecer uma oportunidade. “Às vezes, o pai não está presente porque nem sabe da existência da criança. Muitas mães nos perguntam se é obrigatório, e explicamos que não se trata disso. É uma chance de oferecer à criança o direito de saber quem é seu pai, de conviver com ele, e ao pai, de exercer seus direitos e deveres.”

Apesar da importância da iniciativa, Eliana relata que a procura ainda está abaixo do esperado. “Todos os anos enviamos ofícios à Secretaria de Educação, escolas particulares e estaduais para que informem as mães sobre essa oportunidade. Este ano, inclusive, a juíza da Vara de Família nos encaminhou mais de 20 processos pendentes de exame de DNA, muitos deles por falta de condições financeiras das famílias.”

O CEJUSC realiza esse tipo de atendimento durante todo o ano, e quem não puder comparecer nesta semana ainda poderá solicitar o exame posteriormente. Todo o processo é gratuito. Veja a entrevista completa no vídeo.

Serviço:
📍 CEJUSC de Sorriso – Rua Canoas, nº 641, próximo ao shopping
📞 Informações: (66) 3545-8413
📑 Documentos necessários: cartão do SUS, documentos pessoais e contato do suposto pai.

Vídeo da notícia

galeria de imagens

Veja também

Instalação artística “Estamos em Obras” propõe reflexão decolonial em Sorriso

Associação Anjos de Patas reforça trabalho de resgate animal e convida para feira de adoção neste sábado em Sorriso

A Voz do Povo destaca Festival da Picanha; evento acontece domingo (12)

Vacina contra a gripe já está disponível em todas as unidades de saúde para grupos de risco em Sorriso

Nova lei permite adoção de pontos de ônibus com espaço para publicidade em Sorriso

Seduc abre inscrições para o SuperChef da Educação 2026; concurso vai premiar melhores receitas com até R$ 9 mil