A capacitação, voltada a cerca de 200 agentes das forças de segurança de Sorriso e Sinop, é parte das estratégias de fortalecimento da Operação Lei Seca em Mato Grosso
Com o objetivo de fortalecer e expandir as ações da Operação Lei Seca em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promoveu, nos dias 14 e 15 de maio, uma capacitação no município de Sorriso. O evento contou com a presença de aproximadamente 200 agentes das forças de segurança e salvamento, incluindo representantes de Sorriso e da cidade vizinha, Sinop.
A capacitação, realizada em dois locais — na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) —, integra uma série de encontros que serão realizados em todas as regiões do estado onde a Operação Lei Seca está em curso. A formação é voltada para os profissionais que atuam diretamente nas abordagens e fiscalizações.
Segundo a tenente-coronel PM Monalisa Furlan, coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGI-E), uma das inovações apresentadas é a implementação de câmeras corporais durante as operações. A tecnologia será utilizada para aumentar a transparência e a segurança tanto dos agentes quanto da população abordada. “Esses equipamentos são estratégicos e trazem legitimidade às abordagens. Em caso de questionamentos, as imagens poderão ser consultadas como prova”, explicou a oficial.
O capitão Sandro Lúcio Fernandes, do Batalhão de Trânsito da PM de Cuiabá, destacou a importância de alinhar tecnologia, capacitação e procedimentos padronizados para garantir um trânsito mais seguro. “Educação, técnica e atuação padronizada são os pilares para reduzir acidentes e salvar vidas nas vias públicas”, afirmou.
Para o secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) de Sorriso, capacitações como essa são essenciais para promover a integração entre as diferentes corporações. “A atuação conjunta e o alinhamento das abordagens fazem toda a diferença nos resultados das operações”, comentou.
Além da participação de agentes da Sesp, GGI-E, Batalhão de Trânsito e da unidade de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, o encontro reuniu policiais civis, bombeiros, guardas de trânsito e policiais penais. A Operação Lei Seca é uma ação permanente de fiscalização e conscientização sobre os riscos da combinação de álcool e direção, com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas.