Capacitação sobre Operação Lei Seca reúne forças de segurança em Sorriso e Sinop

A capacitação, voltada a cerca de 200 agentes das forças de segurança de Sorriso e Sinop, é parte das estratégias de fortalecimento da Operação Lei Seca em Mato Grosso

Com o objetivo de fortalecer e expandir as ações da Operação Lei Seca em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promoveu, nos dias 14 e 15 de maio, uma capacitação no município de Sorriso. O evento contou com a presença de aproximadamente 200 agentes das forças de segurança e salvamento, incluindo representantes de Sorriso e da cidade vizinha, Sinop.

A capacitação, realizada em dois locais — na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) —, integra uma série de encontros que serão realizados em todas as regiões do estado onde a Operação Lei Seca está em curso. A formação é voltada para os profissionais que atuam diretamente nas abordagens e fiscalizações.

Segundo a tenente-coronel PM Monalisa Furlan, coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGI-E), uma das inovações apresentadas é a implementação de câmeras corporais durante as operações. A tecnologia será utilizada para aumentar a transparência e a segurança tanto dos agentes quanto da população abordada. “Esses equipamentos são estratégicos e trazem legitimidade às abordagens. Em caso de questionamentos, as imagens poderão ser consultadas como prova”, explicou a oficial.

O capitão Sandro Lúcio Fernandes, do Batalhão de Trânsito da PM de Cuiabá, destacou a importância de alinhar tecnologia, capacitação e procedimentos padronizados para garantir um trânsito mais seguro. “Educação, técnica e atuação padronizada são os pilares para reduzir acidentes e salvar vidas nas vias públicas”, afirmou.

Para o secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) de Sorriso, capacitações como essa são essenciais para promover a integração entre as diferentes corporações. “A atuação conjunta e o alinhamento das abordagens fazem toda a diferença nos resultados das operações”, comentou.

Além da participação de agentes da Sesp, GGI-E, Batalhão de Trânsito e da unidade de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, o encontro reuniu policiais civis, bombeiros, guardas de trânsito e policiais penais. A Operação Lei Seca é uma ação permanente de fiscalização e conscientização sobre os riscos da combinação de álcool e direção, com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas.

Veja também

Jair Frasson relembra pioneirismo e projeta futuro promissor para Sorriso em entrevista à Voz do Povo

A Voz do Povo entrevista empresário José Baggio na série especial pelos 39 anos de Sorriso

6ª Festa do Lions Club Sorriso acontece neste domingo, 18 de maio

China abre mercado para DDG e Mato Grosso sai na frente com articulação estratégica da Sedec

Atlas da Violência revela os estados mais e menos violentos do país; MT é o 4º

PF realiza operação contra esquema de contrabando e lavagem de dinheiro envolvendo equipamentos agrícolas em MT