Capitais iniciam hoje vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 com a CoronaVac

Algumas capitais do país começam, a partir desta segunda-feira (18), a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 com a CoronaVac. Entre elas estão: São Luis (MA), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Belém (PA) e Salvador (BA). O Rio de Janeiro já havia iniciado a aplicação da primeira dose nessa faixa etária.

Até o momento, a capital paulista não divulgou a data de início para a imunização infantil. A Prefeitura de São Paulo informou que segue o calendário vacinal do PEI (Programa Estadual de Imunizações). São 313.826 crianças entre 3 e 4 anos elegíveis.

“Com relação à quantidade de vacinas para iniciar a imunização deste grupo, a prefeitura está em tratativa com o governo estadual, responsável pelo envio e distribuição aos municípios”, informou em nota.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, na quarta-feira (13), a aplicação da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos. A análise foi baseada em informações do Instituto Butantan, com dados de pesquisas feitas no Chile, onde a vacina já é utilizada nesta faixa etária, resultados de pesquisas sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil, pareceres das sociedades médicas e literatura científica.

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina não é recomendada a crianças com deficiência no sistema imune. O fármaco é o mesmo usado em adultos e os frascos continuam iguais.

Os pequenos de 5 anos já vinham sendo vacinados com a Pfizer pediátrica e os que têm 6 anos ou mais, tanto com a Pfizer quanto com a CoronaVac.

Para receber a vacina, a criança deve estar saudável e, no dia em que for imunizada contra a Covid-19, poderá receber outras vacinas do calendário infantil, caso haja pendências.

É necessário apresentar documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte, além da carteira de vacinação. Também é preciso apresentar um documento original com foto do responsável no momento da aplicação.

“Contamos com a participação dos pais e responsáveis para aderir a mais uma forma de proteção das crianças, que já aderem à vacinação de rotina, tão importante para evitar doenças graves e internações”, afirmou a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

Os estados também estão empenhados na aplicação da quarta dose em adultos. O cronograma varia de acordo com o município.

 

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso