CAPS irá promover evento cultural no Marco Zero

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) irá promover na próxima sexta-feira, 14 de outubro, no Marco Zero. A atividade terá início às 15h30 e, de acordo com o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Maria Zélia da Silva Cosmos, Ricardo Alves, será uma tarde com muita arte e cultura para usuários do sistema de apoio de saúde mental.

“Esse evento tem dois grandes viés: ampliar o acesso dos usuários de saúde mental à cultura e arte e possibilitar que momentos como esse auxiliem no processo de cura desses pacientes”, explica. Ricardo destaca que, infelizmente, o usuário de saúde mental acaba sendo estigmatizado e excluído do processo social, deixando de praticar ações simples, como ir ao cinema por medo e vergonha. “Então essa tarde é para deixar claro que eles são protagonistas da própria vida e que a arte auxilia nesse processo e cura feridas”, frisa.

Segundo o coordenador, várias secretarias municipais estão unidas na promoção do evento e quem for até o Marco Zero poderá ouvir o Coral da Terceira Idade; apreciar a Fanfarra do Município; as apresentações de capoeira, balé, teatro e música em uma integração que além das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e Cultura, uniu também instituições sociais, escolas privadas e o Instituo Federal de Mato Grosso. “E o ponto alto das apresentações é justamente dois números musicais dos nossos queridos pacientes do CAPS”, finaliza.

Dia Mundial da Saúde Mental

Em 1992, a Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu a data de 10 de outubro como forma de chamar a atenção, em escala global, das pessoas e dos governos para o cuidado com a saúde mental. A proposta é cuidar da saúde mental independe da etnia, nacionalidade, condição econômica e gênero.

Veja também

IFMT Sorriso encerra 2025 com avanços em vagas, novos cursos e investimentos em estrutura

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

“Salvar vidas não tem preço; o investimento vale cada centavo”, afirma governador

Unidades do Detran-MT em todo Estado estarão fechadas no Natal e Ano Novo

Com entrega de +130 km de pista nova, BR-163 chega a 230km de duplicação em 2 anos

PRF lança Operação Rodovida 2025/2026 em Mato Grosso