Caso suspeito de Monkeypox em Sorriso ainda não foi confirmado; paciente segue em observação

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), pontua que até o momento não recebeu o laudo do caso suspeito de varíola do macaco (Monkeypox); o material foi coletado e encaminhado para o Lacen/MT no dia 03 de agosto.

A paciente, cujo caso está em investigação, encontra-se bem e com remissão das lesões. Contudo, como existe a suspeita, a mulher segue com todas as orientações repassadas pela equipe técnica da Semsas. A paciente tem 36 anos e estava em viagem para o Nordeste.

Vale lembrar que a enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas ou lesões pelo corpo.

A recomendação da Semsas é que quem viajou para áreas com registros de casos ou teve contato com pessoas com lesões de pele ou lesão na área genital deve ficar atento aos sintomas. Quem sentir sintomas deve procurar ou uma Unidade Básica de Saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.

O Ministério da Saúde também alerta que a contaminação se dá principalmente no contato pele/pele. E além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio de secreções ou do compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas. E a melhor forma de prevenção é evitando contato direto com pessoas contaminadas.

galeria de imagens

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde