Número de casos suspeitos de varíola dos macacos em MT sobe para 19

Sobe para 19 o número de casos suspeitos do vírus monkeypox, popularmente conhecido como varíola dos macacos, em Mato Grosso, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta terça-feira (23). Os casos estão em isolamento em Mirassol D’Oeste, Canarana e Campo Novo do Parecis.

Ao todo, 20 pacientes já tiveram a confirmação da doença no estado e seguem em tratamento médico. Outros 16 casos seguem em observação como suspeitos em diferentes municípios. O número de casos descartados, ou seja, que não eram da doença, subiu de 11 para 16.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento mais próximo.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

Veja também

Dezembro vermelho: Ministério da Saúde alerta sobre aumento de casos de HIV em idosos

SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)

SES alerta a população para combater o Aedes aegypti no período de chuvas

ONG Cirinho Sorrindo segue com as campanhas Outubro +Que Rosa e Novembro +Que Azul

Gilberto Figueiredo retorna à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox