CAT entrega declarações de certificação e bonificação de quase 1 milhão e 300 mil reais a produtores certificados RTRS

O CAT Sorriso promoveu o evento “O Agro em Transformação – Uma Abordagem sobre Sucessão e Gestão de Passivos” nesta quinta-feira (29/02) reunindo cerca de 100 pessoas, entre membros da diretoria e equipe do CAT, produtores rurais bem como dos representantes e colaboradores das Fazendas certificadas. Na oportunidade, foi feita a entrega das Declarações de Conformidade de Produção de Soja e Milho Responsável RTRS para os produtores que fazem parte do Grupo Gente Que Produz e Preserva. Bem como foi explanado sobre a importância da certificação RTRS e seus benefícios.

Bonificação aos produtores

 

 

Um grupo de 37 fazendas, sendo 33 certificadas e 04 em processo de certificação receberam as declarações, bem como foram entregues os cheques para cada produtor da bonificação pela venda da soja e milho certificados.

O CAT fez o repasse aos produtores de cerca de 1 milhão e 300 mil reais, referentes à remessa de 40% da comercialização dos créditos gerados na produção da safra 22/23. Isso é um incentivo que é pago aos produtores rurais que fazem parte do programa de certificação RTRS e recebem uma bonificação pelas boas práticas agrícolas e serviços ambientais.

A bonificação é resultado da venda de créditos da soja certificada. Cada tonelada de soja física produzida equivale a um crédito. Esses créditos são comercializados em uma plataforma digital da RTRS, entre os atores que compõe a cadeia de fornecimento de soja.

Em parceria com a Idh e a Cargill, o CAT Sorriso está desenvolvendo a fase II do Projeto Cultivando Vida Sustentável, com ações que priorizam o desenvolvimento econômico sustentável com base nas boas práticas da produção agrícola, cuidados com o meio ambiente, valorização da família do campo, atendendo os pilares do PCI – Produzir, Conservar e Incluir.

O evento ainda contou com palestras sobre os temas Gestão de Passivo, Recuperação Judicial e Planejamento Patrimonial, assuntos polêmicos e de muita demanda junto aos produtores que foram esclarecidos pelos palestrantes da noite Rafael Lacerda, Eric Naum e Lucas Badaró.

 

Os palestrantes Rafael Lacerda e Eric Naum abordaram a temática do Planejamento e Proteção Patrimonial, Fusões e Aquisições. Rafael Lacerda comentou sobre a importância desses temas abordados junto aos produtores: “A única coisa que temos certeza na vida é a morte, ou seja, uma hora ou outra uma sucessão vai ocorrer e o melhor é fazer uma sucessão bem planejada. Cada família tem sua particularidade, não tem uma receita pronta, cabem várias estruturas. Toda estruturação sucessória deve ser por meio de empresas e não somente uma doação de pai pra filho, porque isso pode dar problemas lá na frente. Estamos passando no Brasil por uma reforma tributária e uma possível majoração do imposto, então é provável que a gente saia de uma tributação de 8% no Brasil para 33%. Num inventário de uma família com dois filhos, cada filho fica com 33% e o governo com os outros 33%. Com um trabalho feito em vida, sai com praticamente a custo zero e evitando conflitos. Com o patriarca e a matriarca definindo junto com os filhos o que querem que seja feito, as chances de conflitos é muito menor”.

O palestrante Eric Naum falou sobre a importância do Planejamento Patrimonial e da Sucessão Familiar: “Quando a gente fala de sucessão familiar, as pessoas partem do pressuposto de que estamos falando de morte. E é muito pelo contrário, a gente tem que fazer as coisas em vida para conseguirmos dar destinação ao que aquele patriarca quer para o patrimônio dele. Quando a gente faz um planejamento patrimonial sucessório, governança corporativa, a ideia é construir uma estrutura robusta e segura, dentro do que a lei permite para dar segurança para essa sucessão do negócio. Da primeira para segunda geração, várias empresas deixam de existir, e da segunda para a terceira geração esse numero cai significativamente. Então cerca de 8 a 10 % das empresas sobrevivem a partir da terceira geração. É preciso dar mecanismos de sustentação para as empresas familiares“.

 

Lucas Badaró, especialista em Gestão de passivos e recuperação judicial abordou o tema Recuperação Judicial: “Muita gente acha que é só entrar com uma recuperação judicial que é a única solução para uma crise financeira, mas não é bem assim. Existem os riscos do procedimento, os pontos negativos, as restrições de mercado, os custos envolvidos, e o risco maior, que é o risco de falência. Tivemos recentemente uma reforma, a lei de recuperação judicial é uma lei recente, de 2005, e mais recentemente ainda, em 2020 tivemos uma reforma que mudou muita coisa principalmente para o setor do agronegócio, como por exemplo, se o produtor rural poderia usufruir desse benefício da recuperação judicial. A reforma de 2020 veio para colocar uma pá de cal, então não há mais qualquer discussão sobre a possibilidade do produtor rural ingressar com a recuperação judicial. A nova lei trouxe requisitos específicos, um plano especial de recuperação judicial para o produtor rural que tem uma dívida de menor importância e também outros pontos como créditos que não estão dentro desse processo”.

 

Sobre certificação RTRS

 

 

O programa valoriza a produção responsável da soja, por meio da certificação da Round Table on Responsible Soy Association (RTRS), ou Associação de Soja Responsável, uma organização global multissetorial pioneira que é formada por representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comercio, investidores e a sociedade civil.

O padrão de produção RTRS atende a vários princípios, como o cumprimento da legislação, as boas práticas agrícolas e empresariais, condições de trabalho responsáveis, entre outras, sendo necessário o cumprimento de 106 indicadores progressivos, imediatos, de curto e de médio prazo.

O CAT Sorriso é membro da RTRS e colabora para que produtores de Sorriso e região possam produzir de maneira economicamente viável, para que tenham competitividade no mercado, com a preocupação de produzir de maneira ambientalmente correta, socialmente justa e com eficiência na gestão de suas propriedades. O CAT vem mobilizando agricultores que tenham interesse em aderir ao processo de certificação de soja e milho.

São expressivos os resultados alcançados até o momento. Atualmente são 37 propriedades certificadas, perfazendo um total de 180 mil hectares de áreas certificadas ou em processo de certificação. Cerca de 207 agricultores familiares alcançados com o fortalecimento das cadeias produtivas e mais de 280 produtores rurais treinados por meio de capacitações e atividades de sensibilização. Até o momento, mais de 2 milhões de toneladas de soja já foram certificadas.

 

 

Cristina Delicato, coordenadora de projetos do CAT destaca a expansão do projeto com o aumento de produtores em processo de certificação e o que esse trabalho feito pelo CAT representa: “Hoje somos responsáveis por 4% de toda área certificada no Brasil, com mais de 180 hectares de áreas certificadas. E seguimos fazendo um trabalho para agregar um número maior de propriedades e para que os produtores alcancem excelentes resultados”.

O presidente do CAT Sorriso, Darci Ferrarin Junior destaca a importância da certificação RTRS “Por meio da certificação, é possível alcançarmos o respaldo e respeito internacional de entidades e consumidores. Outro fator relevante é o reconhecimento financeiro para o produtor, que acaba tendo um retorno por estar procedendo com as melhores práticas socioambientais, além de ter uma melhor gestão de sua propriedade, o que também gera benefícios aos colaboradores”.

A produtora rural Márcia Becker Paiva, da Fazenda S’Antana comentou sobre a importância de participar do evento, com abordagem sobre planejamento e sucessão familiar: “Esse evento que o CAT traz é muito importante e vem para agregar conhecimento que a gente já está buscando. Agora mais do que nunca, os produtores começaram a fazer esse planejamento da sucessão familiar, enfrentando também outras dificuldades que vem aparecendo, principalmente diante do cenário que a gente está vivendo no nosso País. Esse planejamento é a coisa que temos de mais efetiva nesse momento, principalmente quando você vai passar do pai para o filho, sempre há aquela dificuldade da mudança”.

E ressaltou os benefícios de ter a propriedade certificada pela RTRS: “Às vezes o produtor tem certo receio a respeito das mudanças e exigências que a fazenda tem que cumprir dentro das normas da lei, mas essas mudanças são sempre para agregar e pra facilitar o trabalho no dia-a-dia, cumprindo as normas trabalhistas, as normas ambientais tudo dentro da legalidade, por exemplo, quando você é abordado por uma fiscalização na fazenda, não tem medo se está certo ou não, você já passou por uma auditoria e está ciente que está tudo organizado. Então simplesmente apresenta sua propriedade e os documentos tranquilamente para a pessoa que precisa avaliar se você está dentro dos parâmetros que hoje a gente tem que seguir”.

O produtor rural Pedro Vígolo, da Fazenda Videirense reconheceu a relevância dos temas abordados junto aos produtores: “É uma oportunidade impar, muito proveitoso. Tenho certeza que os produtores presentes têm um interesse muito grande para este tema abordado sobre a sucessão familiar”.

Ele também destacou a importância da certificação: “Eu fui um dos primeiros a entrar no grupo de certificação. Foi uma decisão muito importante porque a gente acabou antecipando certas coisas no dia-a-dia que a gente está sujeito a visitas de fiscais, pra ficar em dia com sua propriedade em termos de organização. Além disso, temos o incentivo de receber uma remuneração por estar produzindo ambientalmente correta e sustentável e indico para mais pessoas participarem”.

Elso Pozzobon, da Fazenda Jaçanã, no município de Vera também é um produtor certificado e destacou que a questão de sucessão familiar, tema que já vem sendo trabalhado pelo CAT e outras instituições. “É preciso incentivar cada vez mais as famílias a terem essa iniciativa, porque ninguém está livre de ter um problema dentro da família. E no caso do falecimento de um membro da família, traz transtornos enormes. A questão da sucessão familiar através de uma holding é a melhor forma de fazer essa transição da atividade para os descendentes de maneira inteligente e planejada para dar continuidade ao patrimônio conquistado”.

Sobre a certificação, Elso Pozzobon disse que o mercado no exterior está cada vez mais exigente e é importante se adequar. A certificação RTRS ajuda a estar dentro das normas: “Nós precisamos entender direito quais são as exigências do exterior, porque são eles os compradores das nossas comodities e há uma exigência muito grande dos compradores que a produção seja ambientalmente, socialmente adequada e isso faz com que nós encontremos um mercado mais receptivo aos nossos produtos”.

 

Sobre o CAT Sorriso

As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.

 

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 21 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Veja também

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Prefeitura de Sorriso investe mais de R$ 1.3 milhão em equipamentos para pequenos produtores

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise