Cemeis do Nova Aliança será entregue à comunidade

Um espaço amplo e arejado, pensado exclusivamente para o público infantil. Assim é o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Primeiros Passos – Adélia Timóteo.

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fará a entrega oficial do novo Cemeis à comunidade do bairro Nova Aliança na quinta-feira (30), às 16 horas. A unidade iniciou os atendimentos do berçário no dia 13 de setembro.

Com investimento total de R$ 1.535.286,57, o Cemeis integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância, do Governo Federal. O prédio segue o Tipo 1 de edificação e atenderá até 400 crianças do berçário ao maternal II, que residem no Nova Aliança e bairros circunvizinhos.

No novo espaço, os pequenos serão atendidos em uma ampla estrutura: são 1.510,23m2, que inclui salas de aula, sala de professores, refeitório, cozinha, fraldário, sala de amamentação, playground e banheiros especialmente adaptados para as crianças, entre outros itens. As salas são todas climatizadas.

A obra teve início em 2014 e sofreu atraso por várias situações, como o abandono da empresa inicialmente licitada para executar a obra, necessidade de nova licitação, bem como demora no envio de recursos pelo Governo Federal.

Para garantir a continuidade da obra sem depender da vinda de recursos federais, a Prefeitura solicitou autorização ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para concluir com recursos próprios, da mesma forma como ocorreu com o Cemeis Doce Infância – Professora Loide Rosa Soares, no bairro Rota do Sol, entregue à comunidade no mês de maio.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lucia Drechsler, a nova unidade irá atender às demandas daquela região. “Sabemos que este Cemeis será muito importante para aquela comunidade, que anseia um local seguro para deixar seus filhos. Estamos muito felizes em poder realizar esta entrega”, diz.

“Para nós é motivo de muita satisfação poder entregar este Cemeis, pois sabemos que lá as crianças estarão sendo bem atendidas, com educação de qualidade em um ambiente planejado e construído para garantir o bem-estar delas”, comenta o prefeito, Ari Lafin.

Homenagem à Adélia Timóteo

A nomeação do novo Cemeis foi dada pela Lei Municipal nº 3.145, de 20 de agosto de 2021, que alterou o art. 1º da Lei nº 2.345/2014, denominando a unidade escolar como Cemeis Primeiros Passos – Adélia Timóteo.

Entre os anos 2009 e 2014, dona Adélia trabalhou como zeladora nas escolas municipais Ivete Arenhardt e Francisco Donizete de Lima. Moradora no bairro Nova Aliança, a homenageada tinha 62 anos. No dia seis de abril de 2014, ela e o filho, Fabio Higor Timóteo, estavam trafegando de moto quando foram atingidos por um veículo conduzido por um motorista embriagado. Os dois faleceram no local do acidente. Ela residia em Sorriso há 16 anos e era muito estimada por todos, alunos e professores dos colégios por onde passou.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

comissão desfile 7 set

Sorriso: após 2 anos de pandemia, escolas retornam com os desfiles do dia 7 de setembro

insuf

TCE rejeita denúncia e libera Prefeitura de Sorriso para gastar R$ 1,8 mi com insulfilme

carros incendiados aerop

Carros pegam fogo em estacionamento de aeroporto de Sinop

PRAINHA TELES PIRES SNP

Corpo de homem que estava pescando é localizado no rio Teles Pires em Sinop

viatura pm notorna

Sorriso: menor é apreendido com motocicleta adulterada; escapamento barulhento chamou atenção

bolsonaro jn

Jornal Nacional entrevistará candidatos à Presidência da República; Jair Bolsonaro confirma presença