Centro de Hemodiálise de Sorriso passará por adaptações para oferecer tratamento, diz secretário

Nesta segunda-feira (31), o secretário adjunto de Saúde do Município de Sorriso, Silvio Stolfo, anunciou que o prédio do Centro de Hemodiálise, entregue em dezembro de 2022, passará por adaptações para atender aos requisitos da Vigilância Sanitária. A Prefeitura já tomou as medidas necessárias para evitar prejuízos ao município.

As mudanças são consideradas essenciais para a obtenção da aprovação junto à Vigilância Sanitária do Estado. Silvio Stolfo informou que o parecer da Vigilância Sanitária do Estado foi devolvido com alguns apontamentos, mas a equipe da Secretaria de Saúde está trabalhando para enviar a documentação corrigida e aguardar a resposta positiva. O secretário adjunto demonstrou otimismo e afirmou que espera resolver essa fase de implantação do serviço no prazo de trinta a quarenta e cinco dias.

Uma vez realizadas as adaptações, a Secretaria Municipal de Saúde defenderá a matéria junto à Comissão Intergestores Regionais (CIR) em Sinop, visto que o projeto já foi aprovado pelo Conselho Municipal. Posteriormente, o assunto será discutido em âmbito estadual, junto à Comissão Intergestores Bipartite – CIB. Com as duas resoluções em mãos, a Prefeitura realizará um chamamento público para o credenciamento da empresa que assumirá a administração do Centro de Hemodiálise e passará a oferecer o tratamento.

Inicialmente, o município de Sorriso arcará com os custos das sessões realizadas aos pacientes em tratamento. Estima-se que o serviço custe cerca de quatrocentos mil reais por mês até que o credenciamento seja concluído.

O tratamento de hemodiálise requer uma atenção especial devido à sua alta complexidade, pois a máquina substitui a função dos rins na filtragem do sangue e remoção de impurezas. Silvio Stolfo ressaltou a importância de todos os cuidados necessários durante o processo.

Questionado sobre a participação de outros municípios no projeto, o secretário adjunto afirmou que é possível e até incentivado. Quanto mais municípios participarem, melhor será para a empresa que prestará o serviço, podendo até mesmo ampliar os atendimentos.

Em um segundo momento, será analisada a participação dos municípios vizinhos por meio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires ou do Programação Pactuada e Integrada (PPI), ambos no âmbito do Sistema Único de Saúde. Sorriso será um dos poucos municípios a oferecer esse serviço, sendo bancado exclusivamente para os sorrisenses inicialmente. Posteriormente, haverá um credenciamento via Estado para outros municípios, seja por meio do consórcio ou de termos de cooperação técnica.

Com tudo resolvido, a previsão é que no início de 2023 os sorrisenses beneficiados possam contar com mais esse importante serviço de saúde. A expectativa é de que o Centro de Hemodiálise de Sorriso se torne uma referência regional nesse tipo de tratamento, oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes que necessitam desse cuidado especializado.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros