Chuvas causam danos na sede da Unemat em Cáceres; calendário poderá ter adiamentos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) confirmou ontem (12), os danos causados em sua sede, localizada em Cáceres, a 210 quilômetros de Cuiabá, devido às fortes chuvas ocorridas no último sábado (10). A instituição informou que enfrentou “alagamentos e outros prejuízos em nossas unidades da Sede Administrativa e da Cidade Universitária”.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Unemat destacou que equipes da Reitoria, pró-reitorias de Planejamento e Tecnologia da Informação, de Administração, de Gestão Financeira e pessoal terceirizado de apoio estão trabalhando para avaliar os danos e minimizar os prejuízos. Profissionais de engenharia e outras áreas estão atuando nas estruturas afetadas.

A reitora Vera Maquêa agendou reuniões com o Governo do Estado para a próxima sexta-feira (16), com o intuito de viabilizar os recursos necessários neste momento delicado. Apesar dos transtornos, a Unemat informou que, até o momento, o calendário acadêmico não sofreu alterações, mas está aberta à revisão caso seja necessário.

A prefeitura de Cáceres decretou estado de emergência e calamidade pública em decorrência das fortes chuvas. O governo do Estado, em resposta, está enviando equipes e cestas com alimentos para auxiliar os afetados. Aproximadamente 20 famílias, cujas casas foram alagadas, estão sendo abrigadas na Escola Técnica Estadual de Cáceres, recebendo alimentação.

Os bairros mais atingidos incluem Cavalhada 1, 2, 3, Maracanãzinho, Betel, Vila Nova, Cohab Velha e Santa Cruz. O governador Mauro Mendes lamentou os estragos e assegurou apoio do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar estão envolvidos no resgate às famílias afetadas, prestando apoio e realizando cortes de árvores caídas. A Defesa Civil do Estado orienta a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para ações emergenciais, enviando quatro equipes ao município para auxiliar no levantamento dos danos e no atendimento às vítimas das chuvas.

Veja também

Diamond Park: inovando o Conceito de Moradia em Sorriso

Ex-padrasto é preso pela Polícia Civil após abusar sexualmente de adolescente e induzi-la a aborto

Empresas devem enviar comprovantes para Imposto de Renda até hoje (29)

Indea divulga atualização de estoque de bovinos; MT se mantém na liderança com maior rebanho do país

Temporal na região de Sorriso causou danos na rede elétrica e afetou o transporte aéreo

Sine-MT disponibiliza mais de duas mil vagas de emprego nesta semana; 125 em Sorriso