Chuvas causam danos na sede da Unemat em Cáceres; calendário poderá ter adiamentos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) confirmou ontem (12), os danos causados em sua sede, localizada em Cáceres, a 210 quilômetros de Cuiabá, devido às fortes chuvas ocorridas no último sábado (10). A instituição informou que enfrentou “alagamentos e outros prejuízos em nossas unidades da Sede Administrativa e da Cidade Universitária”.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Unemat destacou que equipes da Reitoria, pró-reitorias de Planejamento e Tecnologia da Informação, de Administração, de Gestão Financeira e pessoal terceirizado de apoio estão trabalhando para avaliar os danos e minimizar os prejuízos. Profissionais de engenharia e outras áreas estão atuando nas estruturas afetadas.

A reitora Vera Maquêa agendou reuniões com o Governo do Estado para a próxima sexta-feira (16), com o intuito de viabilizar os recursos necessários neste momento delicado. Apesar dos transtornos, a Unemat informou que, até o momento, o calendário acadêmico não sofreu alterações, mas está aberta à revisão caso seja necessário.

A prefeitura de Cáceres decretou estado de emergência e calamidade pública em decorrência das fortes chuvas. O governo do Estado, em resposta, está enviando equipes e cestas com alimentos para auxiliar os afetados. Aproximadamente 20 famílias, cujas casas foram alagadas, estão sendo abrigadas na Escola Técnica Estadual de Cáceres, recebendo alimentação.

Os bairros mais atingidos incluem Cavalhada 1, 2, 3, Maracanãzinho, Betel, Vila Nova, Cohab Velha e Santa Cruz. O governador Mauro Mendes lamentou os estragos e assegurou apoio do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar estão envolvidos no resgate às famílias afetadas, prestando apoio e realizando cortes de árvores caídas. A Defesa Civil do Estado orienta a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para ações emergenciais, enviando quatro equipes ao município para auxiliar no levantamento dos danos e no atendimento às vítimas das chuvas.

Veja também

Sorriso: estrada para a Linha Celeste segue bloqueada para pavimentação

Polícia Militar detém 4 pessoas comercializando entorpecentes nos bairros Jardim Itália e Amazonas

Virginia Mendes condena brutal crime contra vida de Raquel Cattani assassinada a cerca de uma semana

Setasc firma parceria garantindo 6.700 vagas de cursos para a população em vulnerabilidade

Eleições municipais: o que são e como funcionam as convenções partidárias

Virginia e senadora Margarethdiscutem estratégias contra violência doméstica e feminicídio em MT