Cidade de MT decreta estado de calamidade devido a estragos provocados pelas chuvas

O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), declarou situação de calamidade pública após os transtornos causados pela forte chuva que caiu na quinta-feira (17) no Município.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume das chuvas em Diamantino apenas ontem chegou a 283 milímetros. Para se ter uma ideia, esse número é superior à média esperada para todo o mês de fevereiro em Cuiabá, que é de 220 milímetros.

O decreto será apreciado pelos poderes legislativos municipal e estadual para que seja liberada a utilização de recursos no atendimento às vítimas e reconstrução da infraestrutura.

De acordo com o documento, fica autorizada toda a mobilização dos órgãos municipais para atuar sob as orientações da Secretaria de Infraestrutura nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O gestor informou que as principais regiões atingidas foram dos bairros da Ponte e Progresso, onde foram identificados estragos em residências de famílias que perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos e documentos.

A enxurrada também causou prejuízo de ordem pública, destruindo a cabeceira de uma ponte sobre o Ribeirão do Ouro na Rua Rui Barbosa, entre os bairros Jardim Eldorado e Conceição. O local permanece interditado.

A ponte que faz a ligação entre o Ribeirão do Ouro e o Rio Diamantino também sofreu danos e, de acordo com a Prefeitura, ficou com a estrutura da passarela de ferro retorcida. Outras pontes da zona rural também estão interditadas.

Devido ao grande volume de água, os rios Diamantino, Ribeirão do Ouro e os afluentes do Rio Paraguai transbordaram, inundando as ruas do Município. Vídeos gravados por moradores mostram a força da enxurrada.

A Energisa informou que após as chuvas 25 unidades consumidoras ficaram sem energia. As equipes de plantão ainda estão no local para reestabelecer o funcionamento dos locais.

 

Previsão

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica que as chuvas devem continuar nos próximos dias em Diamantino.

Já nesta sexta-feira (18) é esperado que chova durante todo o dia. A previsão aponta 90% de chance de precipitação.

O sábado (19) e o domingo (20) também serão de chuva, com 60% e 70% de probabibilidade de precipitação.

 

Veja também

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Operação Mata Virgem II combate desmatamento ilegal na região Norte de MT

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso