Cidade de MT decreta estado de calamidade devido a estragos provocados pelas chuvas

O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), declarou situação de calamidade pública após os transtornos causados pela forte chuva que caiu na quinta-feira (17) no Município.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume das chuvas em Diamantino apenas ontem chegou a 283 milímetros. Para se ter uma ideia, esse número é superior à média esperada para todo o mês de fevereiro em Cuiabá, que é de 220 milímetros.

O decreto será apreciado pelos poderes legislativos municipal e estadual para que seja liberada a utilização de recursos no atendimento às vítimas e reconstrução da infraestrutura.

De acordo com o documento, fica autorizada toda a mobilização dos órgãos municipais para atuar sob as orientações da Secretaria de Infraestrutura nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O gestor informou que as principais regiões atingidas foram dos bairros da Ponte e Progresso, onde foram identificados estragos em residências de famílias que perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos e documentos.

A enxurrada também causou prejuízo de ordem pública, destruindo a cabeceira de uma ponte sobre o Ribeirão do Ouro na Rua Rui Barbosa, entre os bairros Jardim Eldorado e Conceição. O local permanece interditado.

A ponte que faz a ligação entre o Ribeirão do Ouro e o Rio Diamantino também sofreu danos e, de acordo com a Prefeitura, ficou com a estrutura da passarela de ferro retorcida. Outras pontes da zona rural também estão interditadas.

Devido ao grande volume de água, os rios Diamantino, Ribeirão do Ouro e os afluentes do Rio Paraguai transbordaram, inundando as ruas do Município. Vídeos gravados por moradores mostram a força da enxurrada.

A Energisa informou que após as chuvas 25 unidades consumidoras ficaram sem energia. As equipes de plantão ainda estão no local para reestabelecer o funcionamento dos locais.

 

Previsão

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) indica que as chuvas devem continuar nos próximos dias em Diamantino.

Já nesta sexta-feira (18) é esperado que chova durante todo o dia. A previsão aponta 90% de chance de precipitação.

O sábado (19) e o domingo (20) também serão de chuva, com 60% e 70% de probabibilidade de precipitação.

 

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

cavalo ruas de sorriso

Sorriso: cavalo circula por ruas da cidade e chama a atenção da população

Fiscalização na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt

Governo de MT não participa de operação em Reserva Roosevelt

anta-resgatada-pela-sema

Anta encontrada com corte na cabeça por faca recebe aplicação células-tronco em MT

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T151055.826

Coleta seletiva de resíduos será gradativamente ampliada a partir da próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T145148.280

Equipe que coleta resíduos sólidos vai para o Setor 8 na próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-16T170400.704

Dia de Campo irá apresentar a realidade de uma Horta Urbana