Cidade de MT registra terceiro caso suspeito de varíola dos macacos

Mato Grosso registrou o terceiro caso suspeito de varíola dos macacos no município de Rondonópolis (214 km de Cuiabá), nesta terça-feira (2). O registro foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município e segue em monitoramento.

De acordo com a pasta, o caso suspeito se trata de um homem de 45 anos que retornou de uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ) há poucos dias.

O paciente apresenta lesões características da doença, mas até o momento sem nenhuma complexidade. Ele vai ficar em isolamento até o desaparecimento completo das lesões, que podem durar até 21 dias.

A equipe da Saúde coletou amostras para exames que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e também para um laboratório particular. A previsão é de que o resultado saia em até 7 dias.

Outros casos
Além do paciente de Rondonópolis, outros dois casos suspeitos também seguem monitorados em Cuiabá. Trata-se de 2 homens – um de 29 e outro de 34 anos – que têm lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade.

Eles apresentam sintomas da doença como dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, além de dor nas costas e fraqueza profunda. Os dois pacientes também seguem em isolamento domiciliar.

Veja também

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias