Clima seco e riscos à saúde levam ao cancelamento do Desfile Cívico de 7 de Setembro em Sorriso

Devido às condições climáticas adversas e aos riscos à saúde pública, a Prefeitura de Sorriso decidiu cancelar o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. A decisão foi tomada após alertas severos da Defesa Civil sobre a baixa umidade do ar, que atingiu níveis próximos de 12%, o mínimo permitido para atividades ao ar livre.

O coordenador da Defesa Civil de Sorriso, sargento Alberto, enfatizou a importância de priorizar a saúde da população. “É melhor pecar por excesso de cuidados do que ter que responder por omissão”, afirmou ele, ao alertar as autoridades sobre os riscos de realizar o evento em tais condições. Segundo o sargento, a exposição de crianças, idosos e demais cidadãos a um desfile de duas horas sob o sol quente e com baixa umidade poderia trazer sérios malefícios à saúde.

O prefeito Ari Lafin apoiou a decisão, destacando que o momento é crítico, com alertas vermelhos em relação à baixa umidade do ar. “O mais importante é cuidar da saúde e da vida. Pedi à secretária de Educação, Lúcia Dreschler, que acompanhe de perto a situação para garantirmos que todos estejam resguardados, especialmente com o aumento das doenças respiratórias em nosso município”, disse o prefeito.

Em resposta, a secretária de Educação, Lúcia Dreschler, informou que as escolas foram orientadas a substituir o desfile cívico por eventos realizados dentro dos próprios estabelecimentos, como palestras e apresentações de fanfarras, sem expor os alunos às condições climáticas adversas.

Outras alterações

Além do cancelamento do desfile, outras medidas foram tomadas para proteger os estudantes e profissionais de educação. As escolas foram instruídas a modificar as atividades de educação física e outras que fossem realizadas ao ar livre, evitando a exposição ao sol entre 9h e 17h. As aulas de campo e atividades físicas serão realizadas em locais frescos, arejados e cobertos, com foco na hidratação constante dos alunos.

As autoridades municipais reforçam que as decisões visam preservar a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, especialmente em um período em que as condições climáticas exigem cuidados redobrados

Veja também

Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci se encerram nesta quinta-feira (12)

Corpo de Bombeiros socorre mulher vítima de capotamento em zona rural de Lucas do Rio Verde

Arraiá da Paróquia São Pedro inicia hoje (11) com abertura dos envelopes com as chaves

Escolas de Sorriso estão entre as 10 melhores do Estado no Prêmio Alfabetiza MT

Juíza Emanuelle Navarro fala sobre “Maio Laranja” e destaca avanços com o projeto Entrega Legal em Sorriso

Escola Matilde Zanatta será polo de produção de mudas para reflorestamento do Assentamento Jonas Pinheiro