Comando da AL: deputados têm até segunda para definir nomes de chapa

Os deputados estaduais terão até às 18h da próxima segunda-feira (30) para entregarem a composição das chapas para concorrer ao comando do Legislativo neste biênio (2023-2024).

A informação consta no edital de convocação, divulgado na segunda-feira (23). O documento ainda trata do rito de posse dos parlamentares, que ocorre no dia 1º de fevereiro, uma quarta-feira.

Apesar de o regimento permitir a disputa, nas últimas eleições, os parlamentares têm apresentado apenas uma chapa de consenso, fazendo com que as tratativas e negociações ocorram nos bastidores.

Assim, a tendência é que apenas a chapa encabeçada pelo atual presidente Eduardo Botelho (União), que busca a reeleição, seja apresentada. Na composição, ainda será mantido os nomes do primeiro-secretario Max Russi (PSB) e da vice-presidente Janaina Riva (MDB).

Os outros quatro cargos, como segundo vice-presidente, segundo-secretário, terceiro-secretário e quarto-secretário devem ser definido ainda nesta semana.

A eleição ocorrerá logo após a posse dos novos parlamentares, que está marcada para as 9h da próxima quarta.

O rito

Conforme estabelecido na publicação, assumirá o comando da Casa no momento da cerimônia, o deputado Sebastião Rezende (União), por estar no seu sexto mandato, sendo o parlamentar mais antigo do Legislativo de Mato Grosso.

O presidente, ao anunciar que ocorrerá à eleição da Mesa Diretora, chamará os dois deputados com as maiores bancadas para contar os votos. Na nova legislatura, esses deputados serão Max Russi, da bancada do PSB, e Janaina Riva, da bancada do MDB.

A eleição da mesa é realizada de modo secreto, por meio de cédulas físicas, e a chapa que tiver maioria absoluta de votos, vence.

Ao ser encerrada a votação, toma posse imediatamente o novo comando da Casa. Este ano, a previsão orçamentária do Legislativo é de R$ 675 milhões.

 

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos