Comissão de Ética da ALMT aprova censura ao deputado Gilberto Cattani por comparar mulheres a vacas

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) tomou uma decisão contundente na tarde desta quarta-feira (6) ao aprovar a censura ao deputado Gilberto Cattani, do Partido Liberal (PL). A punição foi resultado de declarações insensíveis feitas pelo deputado, nas quais ele comparou a gravidez de mulheres à gestação de vacas.

A decisão pela censura foi proferida durante a reunião da Comissão de Ética e equivale a um repúdio oficial dirigido ao deputado Cattani por suas palavras consideradas ofensivas e inaceitáveis. A votação ocorreu a portas fechadas, com os deputados que compõem a comissão optando pela manutenção do sigilo de votos.

A Comissão de Ética é presidida pela deputada Janaira Riva, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e Max Russi, do Partido Social Democrático (PSD), atua como corregedor. Os membros da comissão incluem os deputados Diego Guimarães, do Republicanos, Júlio Campos, da União Brasil, e Elizeu Nascimento, do PL.

A comissão foi instalada em junho deste ano após um vídeo viralizar em que o deputado Gilberto Cattani comparou de maneira desrespeitosa a gestação de mulheres à de vacas. O episódio gerou indignação e críticas generalizadas, levando à abertura de um processo ético.

Além das declarações polêmicas, Cattani ironizou a situação em várias ocasiões. Em uma delas, o deputado gravou um vídeo se desculpando com vacas em um pasto, o que foi considerado de mau gosto por muitos. Ele também registrou imagens ao lado de sua esposa, na qual a mulher imitava o som de uma vaca, ironizando a discussão.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos