Comissão do Senado fará diligência em Novo Progresso para acompanhar situação da Ferrogrão

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal anunciou hoje que planeja realizar uma diligência em Novo Progresso, no estado do Pará, para acompanhar e debater a situação da Ferrogrão, uma ferrovia de grande importância para a região. O requerimento com esse objetivo foi aprovado durante uma reunião deliberativa do colegiado.

O autor do requerimento, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), enfatizou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a partir de setembro a ação que julga a legalidade da construção da Ferrogrão e estabeleceu um prazo de seis meses para a conclusão dos estudos de viabilidade da via férrea. Essa decisão judicial ocorreu em meio a questionamentos sobre a constitucionalidade da Lei 13.452, de 2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para viabilizar um trecho da ferrovia.

Zequinha Marinho destacou que o Ministério dos Transportes já confirmou que não há sobreposição do traçado da ferrovia com terras indígenas e comunidades quilombolas. O senador ressaltou a importância da Ferrogrão como um projeto viável para o Brasil e expressou sua preocupação com a demora na sua implementação. “Enquanto estamos discutindo a construção da Ferrogrão, o mundo já construiu 30 mil quilômetros de ferrovia. Esta é a ferrovia mais viável do Brasil. Esse questionamento feito no STF não tem a menor lógica. Precisamos pressionar e mobilizar a sociedade. A ferrovia vai retirar das estradas uma quantidade significativa de caminhões”, afirmou Zequinha Marinho.

Para a audiência pública em Novo Progresso, foram convidados o prefeito da cidade, Gelson Dill, vereadores, pesquisadores e representantes de produtores rurais. A diligência visa proporcionar um espaço para discussão aberta e transparente sobre a Ferrogrão, bem como para avaliar o andamento do projeto e os desafios enfrentados. A ferrovia é vista como um importante meio de transporte para escoar a produção agrícola da região, reduzindo a dependência de rodovias e promovendo o desenvolvimento econômico.

Veja também

Indea alerta: Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos termina na próxima semana

Segunda safra de milho se consolida como estratégica na transição energética

Dia de Campo apresenta resultados de Sistema Agroflorestal em Sorriso

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro