Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reúne para planejamento antecipado

Os integrantes do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reuniram nesta semana para traçar estratégias antecipadas visando a eliminação e prevenção de focos de incêndio em 2024. Sob a liderança do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi, a palavra-chave que norteia as ações do comitê é o planejamento integrado.

“Nosso objetivo é não termos focos de incêndio, mas, caso ocorram, precisamos estar preparados para atuar com agilidade”, frisa Denardi. “Para isso, precisamos trabalhar em conjunto e com planejamento.”

Entre as ações discutidas está a atualização do mapa das áreas com maior índice de registros de fogo, além da revisão do mapeamento dos pontos de água disponíveis para o combate às ocorrências. Além disso, foi acordado que todos os envolvidos receberão um mapa do Assentamento Jonas Pinheiro para facilitar o acesso a locais como esse em casos de chamadas de emergência.

“É fundamental estarmos organizados com rotas rápidas e de fácil acesso no caso de chamadas”, destaca o gestor da Semasa, Marlon Zanella. “Por isso, vamos repassar ações de prevenção no Jonas Pinheiro em um dia de campo da agricultura familiar, marcado para esta sexta-feira, dia 15.”

Para agilizar o combate aos incêndios, o município pretende deixar um dos dez caminhões-pipa disponíveis na base instalada no Jonas Pinheiro. “Precisamos diminuir o tempo de resposta no caso de queimadas e evitar prejuízos financeiros e problemas de saúde para a população”, explica Denardi. “Além disso, vamos focar na conscientização sobre a cultura do fogo usado para limpeza, uma prática perigosa que precisa ser eliminada.”

Em 2023, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) registrou 120 incêndios em Sorriso, sendo 40 de médio e grande porte. “Nas demais 80 situações, constatamos fogo doméstico, em que o próprio morador colocou o fogo para queimar folhas e lixo”, explica o coordenador da Compdec, Alberto dos Santos.

Comparativamente, houve uma redução de 57,89% nos incêndios de médio e grande porte em relação a 2022, embora tenha havido um aumento nos casos de fogo doméstico. O estado lançará um decreto proibindo o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais, mas é importante ressaltar que atear fogo é crime ambiental o ano todo.

Além das equipes da Samatec e Semasa, a reunião contou com a participação de representantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Clube Amigos da Terra (CAT), Corpo de Bombeiros, Sindicato Rural e outras instituições.

O Comitê, criado em 2021, é composto por membros da Prefeitura e outras instituições, incluindo o Sindicato Rural, CAT, Aprosoja, Corpo de Bombeiros Militar (BM), Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros