Consumo de energia em agosto e setembro foi quase 20% maior em MT que a soma de janeiro a julho

O consumo de energia elétrica nos meses de agosto e setembro em Mato Grosso foi 19% maior do que a somatória dos meses de janeiro a julho deste ano, segundo informações do diretor presidente da Energisa, companhia responsável pela distribuição de energia no estado, Riberto José Barbanera.

Ele atribui o aumento no consumo à alta temperatura registrada em Mato Grosso nos últimos meses.

Ainda de acordo com o presidente, o consumo de energia elétrica em agosto em comparação a julho aumento 8% no estado. Já em setembro em comparação com agosto houve o aumento de mais 8,5%. Segundo Barbanera, a média nacional de aumento é de 3% nos últimos dois meses.

A bandeira tarifária de setembro é vermelha, o que onera ainda mais o bolso dos consumidores.

O presidente da Energisa explica que a bandeira vermelha é um alerta para que haja economia de energia. Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Dicas de economia

O presidente da Energisa cita dicas de como economizar energia nesse período de calor intenso em Mato Grosso.

Ele salienta o uso do ar-condicionado. “Oriento a não ligar o ar-condicionado sem que você esteja no cômodo. Tem gente que liga o aparelho antes de dormir, por exemplo, para que o quarto fique frio. Não há essa necessidade. Ligue apenas quando realmente for ficar no ambiente. Outro ponto a ser considerado é a temperatura do ar-condicionado. Oriento os consumidores a não programar o ar-condicionado com temperaturas muito baixas. Uma temperatura agradável, por volta de 25°C, é ideal e traz economia de energia”, explica Barbanera.

Outra dica, segundo ele, é quanto à utilização do ferro de passar roupas. “Os consumidores devem juntar a maior quantia possível de roupa para só então passá-las, porque o maior gasto de energia é durante o esquentamento do aparelho”, diz ele.

A geladeira também é um eletrodoméstico que merece atenção. “Não se deve abrir a geladeira toda hora porque isso consome muita energia”.

Por fim, o presidente fala de equipamentos que os consumidores costumam deixar ligados na tomada, como televisão, aparelhos de som, micro-ondas, entre outros. “Esses aparelhos que ficam com a luz de stand by acesa consomem energia. As pessoas pensam que é muito pouco e que não vale a pena tirá-los da tomada, mas somando 24 horas por dia, durante 30 dias, faz uma grande diferença na fatura de energia elétrica”, explica o presidente.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região