Continuam abertas inscrições on-line para a 9.ª Conferência Municipal de Saúde

Interessados em participar da 9.ª Conferência Municipal de Saúde ainda podem realizar a inscrição on-line e sem custos neste link.

Com o tema “Amanhã vai ser outro dia”; o evento será realizado entre os dias 9 e 10 de março no Centro de Eventos Ari José Riedi e busca apontar contribuições para a 17º Conferência Nacional de Saúde.

Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, “a Conferência Municipal é o lugar ideal para discutirmos como está a saúde em nosso Município; é o instrumento para levantarmos propostas para o evento no Estado e, consequentemente para levarmos à Brasília”, frisa. “Essa é a melhor forma de construirmos o SUS que queremos, que sonhamos”, pontua a presidente do Conselho.

Sílvia explica que já foram realizadas oito pré-conferências municipais para levantar propostas para “a grande conferência municipal que será dividida em dois dias para que possamos trabalhar todos os itens”, frisa.

Em todos as pré-conferências, foram trabalhados os eixos “I O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “III- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Além de debater propostas para todos os eixos temáticos, e, posteriormente encaminhá-las às conferências estadual e nacional, o Município também deve eleger 12 delegados para a conferencia estadual. O quantitativo leva em consideração a população estimada no censo de 2020 que era de 92.769 habitantes.

A Conferência Nacional

A Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre a cada quatro anos. Nacionalmente, o evento está programado para ocorrer entre os dias 02 e 05 de julho de 2023. Até lá, os municípios e estados tem tempo para organizar a conversa e debater os temas diretamente com a sua população. As conferências municipais devem ser realizadas até março deste ano. Em abril e maio é o período dos encontros estaduais para finalizar as propostas que devem ser levadas e discutidas em Brasília em julho.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

No país, o evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS); já no Município a organização é do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde e Saneamento.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros