Coordenador da Habitação de Sorriso e vereadores buscam em Brasília viabilizar casas populares

Esforços conjuntos para viabilizar o “Lar, doce lar” de muitas famílias sorrisenses: nesta terça-feira (4), o coordenador do Departamento de Habitação do Município, Toco Baggio, acompanha, em Brasília, a comitiva composta pelos vereadores Damiani da TV, Rodrigo Machado, Iago Mella e Maurício Gomes.

A pauta? Avançar nas negociações para viabilizar ações do programa habitacional Casa Verde Amarela em Sorriso. O grupo sorrisense foi recepcionado por Alfredo Eduardo dos Santos, secretário nacional de Habitação do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), que conduz as ações do Verde e Amarela.

“Estamos aqui hoje, cumprindo uma demanda do prefeito Ari Lafin e do secretário Ednilson Oliveira, para trazer este pedido ao Governo Federal, para que avalie a necessidade constante de novas habitações em Sorriso e contemple o Município com casas populares voltadas ao Grupo 1 do Casa Verde Amarela, composto por famílias com renda de até R$ 2 mil, ou seja, na faixa considerada como baixa renda”, detalha Baggio.

O coordenador ressalta que o Município já se comprometeu em contribuir com uma área para o conjunto habitacional, mas que somente após a definição de alguma ação específica, é que começarão a ser feitos novos cadastros para acesso ao programa habitacional. “Assim que isso for definido, daremos toda a divulgação necessária, dando a oportunidade de todos que têm interesse em conquistar a casa própria de participar do processo”.

Diferentemente do programa habitacional anterior, o Minha Casa, Minha Vida; o Verde e Amarela vai além somente da edificação de novas casas populares e também subsidia regularização fundiária e a melhoria de residências já edificadas.

Busca junto ao Estado também

Além do programa federal, por meio da Secretaria da Cidade (Semcid), a Prefeitura segue em busca de outras alternativas para promover o acesso à moradia para muitos sorrisenses. Por meio da MT PAR, Sorriso foi “habilitado” pelo Governo do Estado para viabilizar o processo de novos empreendimentos habitacionais para mil residências.  

De acordo com o titular da pasta, Ednilson Oliveira, o próximo passo será a elaboração e aprovação de projetos, abrir chamamento público para selecionar empresa que ficará responsável pelas obras, definição do local onde será o conjunto habitacional, dentre outras ações de parte técnica.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos