Corpo de Bombeiros de Mato Grosso implanta plano de operações para combater incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) anunciou a implementação do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) na Fase de Resposta do estado. O plano prevê a presença de mais equipes e brigadas em 60 municípios do Estado, incluindo aqueles que já possuem unidades operacionais da corporação. A seleção dessas cidades foi baseada em um estudo dos focos de calor monitorados via satélite pelas equipes dos Comandos Regionais e do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), subordinado à Diretoria Operacional.

De acordo com o comandante do BEA, tenente-coronel Marco Aires, “todos os municípios onde serão instalados instrumentos de resposta temporários foram escolhidos a partir dos registros de focos de calor, a fim de coibir os incêndios nas regiões mais críticas do Estado. Ao longo do período proibitivo do uso de fogo, parte dos instrumentos podem ser deslocados, além do reforço com a implantação de mais equipes em campo para garantir um combate ao incêndio mais efetivo.” A decisão foi tomada durante a reunião do Comitê do Fogo, realizada nesta segunda-feira (26.06).

O Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) para 2023 prevê a implantação de 81 instrumentos de resposta, incluindo 25 unidades do Corpo de Bombeiros, 29 Brigadas Estaduais Mistas, 17 Brigadas Municipais Mistas, sete Bases Descentralizadas Bombeiro Militar e quatro Equipes de Intervenção e Apoio Operacional. Esses instrumentos serão distribuídos nas sete regionais do Corpo de Bombeiros, de acordo com a definição da fase de respostas contida no POTIF, visando combater os incêndios florestais nos municípios e biomas com maiores registros de focos de calor.

Os municípios estrategicamente selecionados para a instalação dos instrumentos de resposta incluem Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Primavera do Leste, Paranatinga, Alto Paraguai, Feliz Natal, Nova Ubiratã, União do Sul, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Poconé, Gaúcha do Norte, Rosário Oeste, Cláudia, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Colíder, Guarantã do Norte, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Água Boa, Barra do Garças, Alto Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Cocalinho, Confresa, Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Cáceres, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital