Criança de 11 anos com suspeita de meningite é monitorada

Uma criança de 11 anos, internada no Hospital Santa Casa de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), é monitorada com suspeita de meningite viral. Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda exames complementares para confirmar ou descartar a doença.

No sábado (3), uma criança de 9 anos morreu com suspeita de meningite viral na Santa Casa de Rondonópolis. No entanto, em nota, a pasta informou que exames descartaram a suspeita. Conforme o comunicado, a morte da criança foi definida como encefalite viral.

Em março deste ano, dois casos de meningite viral foram registrados em Rondonópolis, sem morte registrada. Porém, o superintendente de Saúde Coletiva do Município, Paulo Padin, ressalta que não existe surto da doença na cidade.

“É importante destacar que a Secretaria de Saúde atua sempre com responsabilidade e cautela na divulgação de informações sobre casos de doença, sempre baseada em exames que comprovem os casos e somente após confirmação dos mesmos”, diz.

Vacinação

Forma de prevenção é completando a vacina contra a meningite, que são a meningo C, meningo ACWY, que previnem a meningite bacteriana. Meningo C deve ser tomada com 3 meses (primeira dose), 5 meses (segunda dose) e um ano (reforço). Caso a criança não tenha recebido as doses no primeiro ano de vida, a vacina meningo C pode ser tomada ainda entre um e 5 anos.

Já a vacina meningo ACWY está disponível para crianças de 11 a 12 anos. As vacinas são gratuitas e podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde.

Veja também

ONG Cirinho Sorrindo segue com as campanhas Outubro +Que Rosa e Novembro +Que Azul

Gilberto Figueiredo retorna à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox

Dr. Angelo Demarco anuncia recesso do Instituto Angelo Demarco e reforça cuidados com saúde bucal

SES alerta sobre aumento de animais peçonhentos durante o período de chuvas; veja o que fazer

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024