Curso permite troca de experiências entre guardas municipais de Sorriso e de Colíder

Na última semana, a Escola Pública de Trânsito do Detran-MT promoveu o terceiro módulo do curso de atualização de agente de trânsito. O evento aconteceu nos dias 2 e 3 de março, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso, em período integral. Participaram do curso 18 Guardas Municipais de Trânsito de Sorriso, 12 de Colíder e três servidores da Ciretran.

O módulo teve como tema “Operação e Fiscalização de Trânsito” e permitiu a ressignificação de conceitos e práticas de fiscalização de trânsito, visando a melhoria da segurança viária e a redução do número de mortes e lesões no trânsito. Segundo a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, de acordo com a Portaria n. 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), os profissionais que exercem a atividade de agente de trânsito, como é o caso das Guardas Municipais de Trânsito, devem realizar o curso de atualização a cada três anos.

O comandante da Guarda Municipal de Colíder, Diego Roberto Santos, destacou a importância da troca de informações com os colegas de Sorriso e ressaltou que a corporação de Sorriso é bem preparada e equipada, sendo um exemplo a ser seguido por outras cidades. Em Colíder, a função de “agentes de trânsito” também foi migrada para “guardas municipais de trânsito”.

O curso abordou temas como o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), as principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e atualizações do Manual Brasileiro de Trânsito. Além das aulas teóricas, os participantes tiveram aulas práticas e analisaram a produtividade das operações “Lei Seca” realizadas em Sorriso no ano passado. O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito de Sorriso, Márcio Pires, destacou que o curso foi uma ótima oportunidade para trocar informações com a Guarda Municipal de Colíder e enriquecer o trabalho de ambas as corporações.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros