Decreto do governo de MT limita o número de clientes em estabelecimentos comercias

Farmácias e supermercados passarão a ser fiscalizados sobre os valores cobrados por produtos de assepsia, como álcool em gel e lenços descartáveis. A medida consta no decreto 414, que já foi publicado no Diário Oficial, e fica em vigor por tempo indeterminado. A ação faz parte do enfrentamento ao novo coronavírus.

Segundo o decreto, a vigilância sanitária terá 72 horas para regulamentar como será feita a fiscalização. Caso sejam encontradas irregularidade nos preços cobrados, a empresa será penalizada.

A medida faz parte do pacote estabelecido pelo governo do Estado para prevenir a disseminação da contaminação pelo vírus. Além disso, já foram suspensas as aulas, restrito o transporte intermunicipal, proibido o corte de água e luz e autorizada a contratação de mais profissionais para a saúde.

“Os estabelecimentos comerciais ficam proibidos de praticarem valores abusivos, principalmente sobre mercadorias essenciais à higienização pessoal e ambiental em relação ao coronavírus”, diz trecho do documento.

A fiscalização sobre os preços está a cargo do Procon e mais de 20 empresas já foram notificadas. Em uma papelaria foi encontrado álcool gel sendo vendido a R$75.

Os comércios também estão obrigados a adotar medidas para o controle de acesso e evitar muitas pessoas no mesmo local.

O decreto 414 também determina que os empresários adotem normas de higiene estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

Órgão está encarregado se fiscalizar de a devida assepsia está sendo adotada. O protocolo se limpeza será divulgado pela vigilância nas próximas 72 horas.

“Em caso de descumprimento das normas sanitárias e consumeristas mencionadas nos arts. 1º e 2º, serão aplicadas as penalidades administrativas cabíveis, conforme legislação vigente, sem prejuízo da apuração de ilícitos cíveis e criminais eventualmente praticados pela pessoa jurídica fiscalizada e/ou por seus representantes legais”, estabelece o documento.

Com a expansão da pandemia, muitos órgãos públicos e privados reduziram a jornada de trabalho e definiram que servidores trabalhem de casa para reduzir os riscos de contaminação. A indicação é que as pessoas saiam de casa em casos de extrema necessidade. Isso se aplica principalmente aos grupos de risco idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano