Defesa Civil abre inscrições para seminário sobre redução do risco de desastres

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, promove o 2º Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres, nos dias 9 e 10 de novembro, em Cuiabá. O evento é gratuito e aberto para toda população. As inscrições podem ser feitas até o dia até 7 de novembro por meio deste link.

“O seminário tem como objetivo principal proporcionar conhecimentos e instrumentos para que prefeitos, secretários estaduais e municipais, e outras autoridades possam ter uma melhor resposta na ocorrência de desastres, como também na prevenção e redução de risco”, explica o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, Cesar Viana de Brum.

O evento irá receber palestrantes de todo o país e debater de diversos temas, como a seca e o Sistema Hidrometeorológico Nacional, e as estratégias para redução de risco de desastres no país. Dentre os nomes já confirmados para os painéis estão Marcelo Jorde Medeiro e Alessandra Daibert, da Agência Nacional de Água (ANA), e Regina Célia dos Santos Alvalá, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). A programação completa será divulgada nos próximos dias.

O seminário ainda tem como objetivo apresentar as ações realizadas pela Defesa Civil Estadual, encorajar a participação popular nas ações do órgão com voluntariado e incentivar a criação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.

“A realização deste seminário é mais uma ação do Governo de Mato Grosso para promover a redução de riscos de desastres, conforme proposto pelo Marco de Sendai, no Japão”, explica o secretário. O marco é resultado da 3ª Conferência Mundial sobre a Redução de Risco de Desastres, realizada em 2015, que determinou “redução substancial dos riscos de desastres” para até 2030.

Edição anterior

A primeira edição do Seminário Mato-grossense sobre Redução do Risco de Desastres foi realizada em 2019, e debateu sobre o desenvolvimento de políticas públicas e fortalecimento da participação dos municípios em um sistema de defesa civil.

“É nesse sentido que buscamos o fortalecimento das Defesas Civis municipais, uma vez que os desastres ocorrem nas cidades e as prefeituras são as primeiras a serem acionadas. É de suma importância que os municípios saibam da possibilidade e coloquem em seus planos diretores medidas para a prevenção e redução dos riscos dos desastres”, afirmou o secretário.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital