Deputados discutem na ALMT uso de câmeras em fardas de policiais militares

Há 10 meses parado na Comissão da Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o projeto de lei que estabelece o uso de câmeras nas fardas dos policiais militares do estado deve ser apreciado nos próximos dias. A discussão da proposta enfrenta embates entre os parlamentares.

O presidente da comissão, Elizeu Nascimento (PL), apresentou dois substitutivos. Ele quer proibir a instalação de câmeras nas fardas e nas viaturas.

“Temos tantos assuntos para discutir, como investimento em armamento e equipamento de proteção ao policial. Então, pela segurança dos policiais que hoje trabalhamos contrários ao projeto de lei”, disse.

Ele ainda acredita que as câmeras instaladas podem oferecer informações para grupos criminosos sobre a forma de atuação da polícia.

“Se você fazer filmagem todos os dias do trabalho policial, é a mesma coisa de você dar munição às facções criminosas. Você pode alimentar a criminalidade com essas informações”, afirmou.

Segundo o autor do projeto, Wilson Santos (PSD), o objetivo não é criminalizar o trabalho policial, mas garantir que o profissional tenha provas de que atua de forma correta.

“A utilização da câmera só tem o objetivo de aproveitar a tecnologia para tornar a sociedade mais segura”, explicou.

No entanto, esse argumento não convenceu a Comissão, que está adiando o debate e tenta até evitar que o projeto seja votado. Essa situação, porém, pode mudar nos próximos dias.

O projeto ainda não tem prazo para ser votado no plenário. O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União Brasil), anunciou nessa segunda-feira (30), que, a partir de agora, pretende acelerar a tramitação do projeto e ainda defendeu o texto original, que prevê a instalação das câmeras.

“Isso é uma inovação. O mundo inteiro está fazendo. Então, não adianta ficar trabalhando contra isso. Hoje já existe câmeras em todos os lugares. As câmeras não inibem nada. Se depender de mim, faremos o mais rápido possível”, afirmou.

 

Veja também

Presidente da Câmara avalia 2025 como ano de avanços e maturidade do Legislativo em Sorriso

Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do Estado

Vice Prefeito faz análise positiva de 2025 e prospecta 2026 de muito trabalho para a gestão

Justiça Eleitoral rejeita acusações e julga improcedentes ações sobre campanha em Sorriso

Vereadora avalia 2025 e projeta avanços para 2026 em entrevista À Voz do Povo

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista