Desfile cívico-militar leva centenas de famílias à Avenida Getúlio Vargas em Cuiabá

Em Cuiabá, o desfile cívico-militar de comemoração dos 201 anos de Independência do Brasil, realizado na manhã desta quinta-feira (07.09), levou centenas de famílias à Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá – via central onde tradicionalmente ocorre o evento.

O marceneiro Luiz Carlos de Campos Oliveira, acompanhado da esposa, Ana Maria Faustina Oliveira, e dos filhos Paulo Vitor e Maria Alice, 10 e 8 anos, assistiu à apresentação de estudantes de 9 escolas públicas estaduais, de militares do Exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de agentes das polícias Civil, Penal e do Sistema Socioeducativo.

“Por causa da pandemia da Covid-19, esse é o primeiro desfile que assistimos em quatro anos. É muito bom voltar à avenida para participar dessa manifestação de amor ao país”, disse Luiz Carlos.

A mulher dele, Ana Maria, contou que, assim como fez seu pai, João Maria, que a levava para ver os desfiles de 7 de setembro, ela está fazendo com os filhos, ensinando-os  a reconhecer e valorizar os símbolos, a história e as culturas do país.

O general Kurt Werberich, comandante da 13ª Brigada de Infantaria do Exército, destacou o 7 de setembro como a data magna do país. “É um dia de comemoração cívica, momento de honrar nossa pátria mostrando nosso amor a este país belíssimos, abençoado por Deus”, assinalou Kurt.

“Temos realmente de honrar o Brasil, começando pela história que construímos ao longo dos séculos. É por isso que estamos aqui, nós e todos aqueles que vieram assistir esse belo desfile”, completou o comandante.

O secretário-adjunto de Integração Operacional de Segurança Pública, coronel Fernando Tinoco Carneiro, disse que o 7 de Setembro simboliza o desenvolvimento do país, não só o econômico e educacional, mas em todos os aspectos.

“Assistimos aqui a integração e o comprometimento dos profissionais que representaram as forças militares e civis, e a valorizando essa independência pela presença de crianças, adultos e idosos”, reforçou o coronel Fernando.

Em Mato Grosso, observou o coronel, as viaturas, armamentos e outros equipamentos levados à avenida mostraram a preocupação e contribuição do Governo do Estado para que o país continue se desenvolvendo.

“A Segurança Pública se fez presente e mostrou à sociedade que estamos preparados e à disposição.  Que os cidadãos mato-grossenses podem contar conosco porque estamos trabalhando e buscando mais eficiência na prestação de serviços”, completou o secretário adjunto de Segurança.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, celebrar a independência com eventos como esse têm um papel importante no fomento do amor à pátria.

“Temos que demonstrar que gostamos do nosso país, do nosso Estado e do nosso município. Este é um momento de celebração que nos permite trabalhar esse sentimento de amor”, observou.

Coronel Alessandro avaliou que estar em uma atividade que integra as forças militares e as instituições civis com a coletividade, como ocorre no desfile, é a melhor maneira de comemorar o que se fez de bom ao longo da história para gerar a grande nação na qual o Brasil de transformou.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso