Detran-MT integra base de dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) passou a integrar a base nacional de dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Ministério da Infraestrutura, como o 7° estado a enviar os dados.

O painel, iniciativa da lei do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), é administrado pelo Denatran em parceria com os Detrans dos 26 estados e dos Distrito Federal e tem o objetivo de mapear a real situação das estatísticas de trânsito no País e estabelecer diretrizes para reduzir os números de acidentes e mortes.

A intenção é padronizar os métodos de coleta e tratamento dos dados, além de gestão integrada das análises, servindo como fator determinante nas políticas públicas relacionadas ao trânsito.

“O projeto teve início em março de 2020 e, mesmo com a pandemia, os trabalhos não pararam. Foram realizadas várias reuniões a distância entre os servidores da estatística de trânsito de todo o Brasil para conseguir colocar o sistema em funcionamento junto ao Serpro e Denatran”, destacou o líder de equipe do Renast Mato Grosso, Walber Desto.

De acordo com Walber, atualmente o sistema conta com dados de acidentes, mas até o final do ano deverá conter os dados integrados do Renach, Renavam e Renainf.

“Com a inclusão desses dados vamos conseguir fazer levantamento preciso relativo ao aumento e diminuição de acidentes, frota, habilitados e infrações”, pontuou Walber, reforçando que esta é uma ferramenta que será útil para que as operações, tanto fiscalizatórias quanto educativas, atinjam seus objetivos de forma mais eficaz.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital