Detran-MT realiza diversas ações educativas no município de Sorriso

Uma série de ações educativas e de orientações foram realizadas ao longo da última semana no município de Sorriso, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) em parceria com órgãos de segurança pública e instituições locais.

O Detran, através da gerência de Ações Educativas, participou com o projeto Rota Cidadã, que é voltado aos condutores das categorias C, D e E. A ação visa enaltecer a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos condutores profissionais bem como sensibilizá-los e orientá-los em relação aos cuidados necessários com sua saúde. O projeto fez parte do Parada Legal, desenvolvido com os mesmos objetivos pela Concessionária Rota do Oeste.

“Nas abordagens também aguçamos a percepção de risco que esses motoristas assumem no trânsito para que adotem comportamentos mais seguros. Os acompanhantes, muitas vezes familiares como esposas e filhos, também são incluídos na ação recebendo orientações de segurança como passageiros e pedestres”, explicou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Durante três dias, foram 649 atendimentos realizados, prestando informações e orientações importantes de saúde e para a construção de um trânsito mais seguro.

Sorriso foi escolhido para realização da ação por se tratar de um município que tem grande fluxo de condutores de cargas, e que está localizado em trecho que apresenta alto índice de sinistros de trânsito.

“No Rota Cidadã também foi importante a nossa orientação sobre os novos prazos para os exames toxicológicos e as consultas relativas aos veículos. Inúmeras pessoas vendem os veículos, não fazem a comunicação de venda e depois ficam sabendo que seu nome está na dívida ativa pois o comprador não realizou a transferência de propriedade”, contou Rosane.

Durante a noite, também foram realizadas ações de conscientização em bares e restaurantes de Sorriso com o programa “Amigo da Rodada”, com foco em orientar os cidadãos sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção.

O “Amigo da Rodada” visa identificar e premiar aquele amigo que não vai beber para poder levar seus amigos para casa em segurança. Durante a ação, a equipe de educadores do Detran abordou grupos de amigos em bares com o intuito de realizar essa blitz reversa, onde não há a intenção de punir o motorista que bebe e vai para casa dirigindo e, sim, de presentear aquele motorista que na determinada noite não irá beber para levar os amigos em segurança para casa.

“Estamos acompanhando os dados da fiscalização da operação Lei Seca no município que vêm apresentando alto índice de flagrantes e prisões por embriaguez ao volante. Por isso, realizamos o Amigo da Rodada, que é uma ação educativa conjunta, como uma forma de trabalhar também a conscientização dos motoristas de Sorriso, e não apenas o viés punitivo como é o caso da operação Lei Seca, onde os condutores em situação irregular são autuados ou presos”, explicou Rosane.

Ao todo foram 310 atendimentos e 21 amigos da rodada foram encontrados e aceitaram fazer o teste do etilômetro. Os amigos da rodada que não apresentaram índice de alcoolemia no teste do bafômetro, foram presenteados com brindes como premiação pela atitude positiva.

A ação educativa “Amigo da Rodada” foi realizada pelo Detran com apoio da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Já o Parada Legal foi realizado pela Rota do Oeste com apoio do Detran-MT, da PRF, Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso e Unic.

Veja também

Acidente na região central de Sorriso deixa jovens feridas em colisão entre moto e automóvel

Identificadas vítimas de acidente fatal na MT 249; quatro servidoras de Tapurah morreram

Operação Lei Seca em Sorriso realizada com sucesso na 21ª Edição de 2024

Acidente fatal na MT-249 em Nova Mutum deixa pelo menos três pessoas mortas

Sorriso: colisão entre duas motocicletas deixa uma pessoa ferida

Colisão entre duas ambulâncias da Saúde deixa três pessoas feridas