Divulgado edital para concessão do Centro de Hemodiálise de Sorriso

A Prefeitura de Sorriso, por meio do Departamento de Licitação, está realizando a Concorrência Pública 012/2023, que visa conceder um imóvel público para exploração por pessoa jurídica de direito privado. O objetivo é possibilitar a instalação de uma unidade especializada na operacionalização e gerenciamento de serviços de terapia renal substitutiva (TRS), permitindo, assim, a prestação de serviços de hemodiálise no município.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância do serviço de hemodiálise, reconhecendo a alta complexidade do mesmo. Ele ressaltou que, embora não seja de responsabilidade direta do município, a administração local compreende a necessidade dos pacientes que, atualmente, precisam se deslocar para outros municípios em busca desse tratamento vital.

O Centro de Hemodiálise, cujo prédio foi entregue pelo município no ano passado, terá sua operacionalização realizada por uma empresa terceirizada, a ser selecionada por meio do processo licitatório. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, explicou que os serviços de alta complexidade, como a hemodiálise, devem ser custeados pelo Ministério da Saúde, mas o município assumirá os pagamentos até a conclusão do processo federal.

O processo licitatório envolve a concessão para operacionalização e gerenciamento dos serviços de TRS pelos próximos 20 anos. Empresas interessadas devem apresentar o maior lance ou oferta para utilizar a estrutura física construída pela Prefeitura. O valor de referência para o certame é de R$ 19.040,00 mensais, totalizando R$ 228.480,00 anuais, como pagamento pelo aluguel da estrutura.

O Centro de Hemodiálise, quando em pleno funcionamento, terá a capacidade de atender via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e pacientes particulares. O secretário de Administração, Estevam Calvo, salientou que o processo de concessão foi retomado após uma visita à unidade em Várzea Grande, proporcionando uma visão prática e mais informações para subsidiar a concessão.

O município de Sorriso, com essa iniciativa, busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de tratamento renal substitutivo, facilitando o acesso a esse serviço essencial no próprio município.

Veja também

Efetivo da Polícia Militar de Sorriso recebe mais oito militares

Guarda Municipal de Trânsito apreende moto sem identificadores

Corpo de Bombeiros leva prevenção e cuidado às famílias atendidas pelo CER II

Mato Grosso amplia modelo cívico-militar e prevê 205 escolas na rede estadual em 2026

Saúde Digital acelera atendimento de pacientes do Hospital Central do Estado de Mato Grosso

Mulher anuncia venda de moto em rede social e cai em golpe