Em Boa Esperança do Norte, presidente do TRE-MT conversa com população e visita locais de votação

Comitiva foi recebida com satisfação e a expectativa de que as eleições sejam tranquilas no município recém-criado

Com três locais de votação, 12 seções eleitorais e 4.244 pessoas aptas ao voto, o mais novo município de Mato Grosso, Boa Esperança do Norte, terá as primeiras eleições no próximo dia 06 de outubro. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, juntamente com outros membros da instituição, esteve na cidade, nesta quinta-feira (26.09), conversando com a população e visitando locais de votação.

A visita, segundo ela, teve o objetivo de demonstrar a segurança e a certeza de que o TRE-MT irá realizar as Eleições Municipais de 2024 de forma tranquila. “Fizemos uma reunião com eleitores, eleitoras, candidatos e candidatas, e reafirmamos que iremos fazer uma eleição limpa, com todo o aparato de segurança, e que contamos com a colaboração de todos e todas para isso. Fiquei muito feliz e as pessoas também, ao sentirem a presença do poder público, representado pelo Tribunal Regional Eleitoral e pela Secretaria de Estado de Segurança, por meio da Polícia Militar. O sonho dessas pessoas em ter esta localidade transformada em município é muito bonito, eles já trouxeram parte do desenvolvimento agrícola, agora só falta a estrutura administrativa. Então, para eles a eleição é de suma importância e a gente sentiu na fala deles a satisfação em nos receber, o que nos deixa muito contentes. Agradeço a Deus por nos permitir percorrer quase 450 km para conhecer o mais novo município do Brasil”, ressaltou a presidente.

A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, também esteve no município. “Passamos para a população a segurança e a tranquilidade para essa que será a primeira eleição neste novo município. Com a nossa presença, nosso olhar, buscamos passar o empoderamento dessa comunidade, para fazer uma festa linda e democrática, porque o que a gente percebeu em Boa Esperança do Norte é um povo trabalhador, uma escola bem estruturada, tudo organizado, e não pode ser diferente no dia da eleição. Conversamos com eles, tiramos dúvidas, e nos colocamos à disposição”.

A juíza da 43 Zona Eleitoral, com sede em Sorriso, à qual pertence o município de Boa Esperança do Norte, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, explicou que o procedimento de organização da eleição é o mesmo. “Basicamente, temos o mesmo processo, apesar de ser a primeira eleição, apenas diferencia, por exemplo, a questão da posse, porque a presidente do TRE determinou que a posse seja dada aos vereadores e vereadoras eleitos pela Justiça Eleitoral, o que geralmente não ocorre nos municípios já existentes, porque essa é uma atribuição do Poder Legislativo, então a Justiça Eleitoral apenas faz a diplomação. Com relação à organização da eleição, sabemos que é um momento muito esperado pela população, então nós já estamos com tudo em dia. As urnas já estão prontas, os mesários já foram treinados, nós tivemos essa reunião com a sociedade e com os candidatos para tirar algumas dúvidas, então está tudo encaminhado”.

 

Senso de coletividade

Entrr a população, as expectativas são positivas. Durante a reunião, eles falaram sobre suas experiências e tiraram dúvidas. O que se percebe nos moradores e moradoras da nova cidade é um sentimento de coletividade e respeito.

Morador de Sorriso há 32 anos, mas trabalhando como agricultor no até então distrito de Boa Esperança do Norte pelo mesmo período, Sabino Magioni afirmou que o sentimento com a reunião foi de satisfação. “Eu gostaria de agradecer, com sinceridade, para nós é uma satisfação ter o pessoal do TRE-MT aqui empenhado, com a responsabilidade em dar um bom andamento para as eleições do município. Pelo que a gente está vendo, a eleição está transcorrendo muito bem, sem nenhum atrito, está sendo uma eleição limpa e tranquila. Sentimos que Boa Esperança também é responsável por tudo aquilo que virá pela frente, que todos têm que ter a responsabilidade suficiente, porque nós temos que saber que nós vamos morar a vida inteira aqui e sempre vamos precisar uns dos outros”.

Itamar Porto, que é professor e atualmente trabalha no departamento que atende Boa Esperança do Norte na Prefeitura de Sorriso, destacou que este é um momento histórico para a sociedade e para o estado de Mato Grosso. “É uma esperança de 24 anos que se concretiza. Eu estou há 20 anos aqui, quando eu cheguei e o pessoal estava frustrado com a situação, então, agora é um momento histórico para quem vai votar, para candidatos, para o próprio lugar. A presença do TRE-MT vem para reforçar isso, porque depois de tantos anos de frustração, algumas pessoas só acreditam quando a eleição acontecer. Então, o TRE aqui vem para garantir esse exercício da cidadania, todos nós acreditamos no sistema eleitoral, na segurança da urna eletrônica. E todos os candidatos se conhecem e se respeitam, independente do lado A ou B”.

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente coronel PM Jorge Almeida, a execução do planejamento do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) está chegando para o policiamento. “A PM-MT é esse braço do Estado que o TRE pode contar para cumprir todas as determinações e atuar no que for necessário. Esse momento é histórico, realmente, e pedimos que os candidatos e eleitores façam uma boa história, com uma eleição limpa e ordeira”.

 

Locais de votação

A equipe do TRE-MT esteve também em dois dos três locais de votação do município. Primeiro, a visita foi feita à Escola Municipal Boa Esperança, que fica no centro, e é a terceira melhor escola de Mato Grosso, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este é o maior local de votação, com 2.768 eleitores e eleitoras cadastrados e aptos ao voto. Depois, a comitiva esteve na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Schmidt, que fica no Distrito de Piratininga, e possui 716 pessoas votantes.

De acordo com o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, as visitas foram importantes para verificar as condições dos locais de votação. “É um momento histórico para todos nós, e estamos há cerca de 10 dias das eleições com o Tribunal marcando sua presença. Fizemos questão de estarmos aqui e verificarmos os locais de votação para que tudo corra bem no dia da eleição, e conseguimos constatar que está tudo em ordem”.

Também participaram da visita o juiz auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella; o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Antônio Veloso Peleja Júnior; o juiz-membro substituto, Pérsio Oliveira Landim; o juiz auxiliar das eleições que atuará em Boa Esperança do Norte, Lener Leopoldo da Silva Coelho; e o assessor da Presidência do TRE-MT, Hernandesio de Lima.

Veja também

Produtores rurais de Sorriso são destaque em concurso estadual de derivados do leite

Secretário de Segurança de Sorriso fala sobre preparativos para as eleições

Eleições Municipais de 2024 não terão voto em trânsito

Exército Brasileiro reforça apoio à segurança nas Eleições Municipais de 2024 no MT

Sorriso: acidente entre motocicleta e bicicleta na Av. Brasil deixa ciclista ferido

Polícia Federal realiza busca em comitê de campanha em Sinop e flagra crime eleitoral