Em reunião com o governador, prefeito apresenta lista de demandas urgentes do HRS

A pauta destaca necessidade da conclusão da reforma do Regional; ampliação de leitos; contratações e otimização dos centros cirúrgicos, entre outros pedidos
Saúde. Cirurgias. Implantação. Obras. Contratações. Essas foram as palavras em foco em uma reunião hoje (15) entre o prefeito de Sorriso, Ari Lafin e o governador Mauro Mendes. No encontro o prefeito protocolou um documento apresentando ao governador as necessidades urgentes do Hospital Regional de Sorriso.

Conforme Ari, o principal pedido é para a retomada da obra de reforma do HRS e a implantação imediata de mais leitos de UTI. Hoje, o HRS conta com 10 leitos de UTI adulta e 10 leitos de UTI infantil, com uma média mensal de 2 mil atendimentos; o HRS tem a necessidade urgente de ampliar o número de leitos de unidade intensiva. No total, são 173 leitos cadastrados – já somados os 20 leitos das duas alas de UTIs.

“O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, assumiu o compromisso de ampliar o número de leitos intensivos ainda no ano passado”, explica o prefeito. “O Estado realizou uma reforma no HRS no ano passado e somos muito gratos por isso; mas, como o HRS é a referência de atendimento para mais de 500 mil habitantes (somados os municípios do Vale do Teles Pires) em especialidades diversas, há urgência de mais leitos, até mesmo para dar conta da quantidade de cirurgias eletivas realizadas no hospital”, frisa o prefeito.

A pauta segue com o pedido de contratação de médicos especialistas em urologia e otorrinolaringologia, além de oftalmologista dentre outras especialidades. “É válido sempre lembrar que o HRS atende a população dentre as mais diversas situações e esses e outros profissionais são mais do que necessários”, diz Ari.

É por isso também que o prefeito destaca a busca pela otimização dos cinco centros cirúrgicos existentes hoje no Regional. “O Regional conta com ótimos profissionais que acabam ficando ociosos, sem poder trabalhar por falta de estrutura e organização”, salienta o prefeito. Segundo Ari, com a otimização dos centros cirúrgicos, profissionais como ortopedistas, neurocirurgiões, cirurgiões gerais, ginecologistas, estão prontos para atuar e acelerariam a fila de espera existente no momento.

Além disso, o documento também busca a implantação de um Centro de Hemodinâmica dentro do Hospital Regional de Sorriso, tendo em vista que os pacientes ficam internados quase um mês aguardando a realização de procedimentos como exames de cateterismo e angioplastia; procedimentos de urgência.

O prefeito aproveita para destacar outro pedido: a solicitação para que o Estado assuma por meio de convênio o custeio do Centro de Hemodiálise Municipal até o credenciamento do espaço pelo Ministério da Saúde. “A obra está em fase final de construção e precisamos dar celeridade ao processo burocrático para que possamos atender quem precisa”, destaca.

E, completando a lista de prioridades está a solicitação para desburocratizar o Programa MT Mais Cirurgias. Hoje os municípios podem acelerar a realização das cirurgias na rede privada; porém, muitas questões burocráticas inviabilizam o programa. Para Ari, “o governo do Estado já destinou recursos financeiros de grande monta para o MT Mais Cirurgias; contudo, na prática é muito difícil atender as exigências da equipe da Secretaria de Estado de Saúde”.

“São todas demandas urgentes e que buscamos o apoio do Estado para solucionar”, informa o prefeito. Segundo Ari o governador Mauro Mendes se comprometeu em analisar os pedidos.

Também participarão da reunião o secretário de Estado da Casa Civil, Mauro Carvalho; Alberto Machado, da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer; o deputado Carlos Avalone; os secretários municipais Ednilson Oliveira (Cidade); José Carlos Moura (Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e os vereadores Leandro Damiani e Diogo Kriguer.

Veja também

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos

Ex-presidente Jair Bolsonaro inicia roteiro de visitas em Mato Grosso com foco nas eleições de 2024