Em Sorriso, ministra Tereza Cristina participa do lançamento do plantio 2021/2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

“Alimentar o mundo com sustentabilidade”. Foi dessa forma que o prefeito Ari Lafin se referiu à importância do lançamento simbólico do plantio safra 2021/2022 nesta manhã (28) em Sorriso com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Para a ministra, o comprometimento com a sustentabilidade é visível. “Hoje mesmo participei da inauguração de uma indústria de etanol de milho, há aqui preocupação com a cadeia sustentável e uma produção sem emissão de carbonos”, disse.

Tereza Cristina também salientou que diante da pandemia, muitos setores pararam. “Mas o agro não parou. Pelo contrário, temos muito agricultores esperando por maquinário já adquirido. Por outro lado, observamos uma falta de energia em muitos países, o que dificultou a entrega dessas máquinas”, ressaltou. “Essa safra não nos preocupa. O Mato Grosso já está com 67% do plantio realizado, mas precisamos trabalhar para evitar o comprometimento da safra de verão”, emendou.

A ministra também adiantou que o pedido de apoio do prefeito Ari Lafin para a regularização do Assentamento Jonas Pinheiro será atendido. “A solicitação já foi realizada ao Incra”, explicou.

O evento da inauguração da empresa de biocombustíveis também foi acompanhado de perto pelo governador interino, Otaviano Pivetta, que, também é agricultor e, como o prefeito de Sorriso também defende o desenvolvimento sustentável.

Hoje, “A Capital Nacional do Agronegócio” (título reconhecido pela Lei Federal 12.724 de 16 de outubro de 2012), localizada no médio-norte do Estado, produz commodities como soja, milho e algodão, com estimativa de produção – em toneladas – para a safra 20/21, de 2,1 milhões, 3,5 milhões e 167 mil, respectivamente, segundo estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

São 600 mil hectares de área produtiva que, o prefeito Ari Lafin, lembra “estão localizados no coração do Mato Grosso; somos a cidade brasileira com a maior produção agrícola”.

No lançamento, que contou com a presença de lideranças políticas das três esferas administrativas nacionais e com a presença de produtores rurais de grande, médio e pequeno porte – os verdadeiros responsáveis pelos números de Sorriso; várias demandas foram abordadas.

“Buscamos tanto o apoio ao agronegócio com tecnologia de ponta como também reforçamos a necessidade de investimentos na rede produtiva da agricultura familiar”, frisa o prefeito. Em especial, Ari ressaltou à ministra a necessidade urgente de regularizar os títulos do Assentamento Jonas Pinheiro.

“Esse evento mostra, mais uma vez, a importância de Sorriso para a economia do país, somos gratos, pois temos aqui produtores conscientes, que contribuem com o crescimento econômico e respeitam o meio ambiente”, acrescenta o prefeito.

Em 2012, o ex-ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, participou do lançamento da safra 2012/2013; em 2014 o então ministro, Neri Geller, participou do lançamento.

Dados da produção

A soja é considerada um dos produtos mais importantes na economia mundial. Em 2020, conforme dados da Embrapa, o Brasil alcançou o ranking de maior produtor de soja do mundo, com mais de 130 milhões de toneladas produzidas.

Em Mato Grosso, a participação da soja na economia é ainda maior, sendo uma das principais forças motrizes do desenvolvimento mato-grossense. O estado é o maior produtor de soja do país, produzindo cerca de 35 milhões de toneladas por safra.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

thumb__600_0_0_0_auto (86)

Diogo Kriguer participa de reunião com o governador para reforçar apoio na duplicação da BR-163

familiar

Vereador pede informações à Prefeitura sobre equipamentos e investimentos na agricultura familiar

thumb__1280_0_0_0_auto (68)

Damiani solicita ao Governador melhorias para o Hospital Regional de Sorriso

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-18T161833.789

Mário Raiter é o primeiro a receber o “Prefeitura nos Bairros” de 2022

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-17T153633.698

Sorriso: vereadora indica instalação de bloqueador de ar em hidrômetros

dentistas-tratam-os-dentes-dos-pacientes_1150-19637

Vereador solicita que sejam disponibilizados serviços de implantes dentários no CEO