Em Sorriso, ministra Tereza Cristina participa do lançamento do plantio 2021/2022

“Alimentar o mundo com sustentabilidade”. Foi dessa forma que o prefeito Ari Lafin se referiu à importância do lançamento simbólico do plantio safra 2021/2022 nesta manhã (28) em Sorriso com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Para a ministra, o comprometimento com a sustentabilidade é visível. “Hoje mesmo participei da inauguração de uma indústria de etanol de milho, há aqui preocupação com a cadeia sustentável e uma produção sem emissão de carbonos”, disse.

Tereza Cristina também salientou que diante da pandemia, muitos setores pararam. “Mas o agro não parou. Pelo contrário, temos muito agricultores esperando por maquinário já adquirido. Por outro lado, observamos uma falta de energia em muitos países, o que dificultou a entrega dessas máquinas”, ressaltou. “Essa safra não nos preocupa. O Mato Grosso já está com 67% do plantio realizado, mas precisamos trabalhar para evitar o comprometimento da safra de verão”, emendou.

A ministra também adiantou que o pedido de apoio do prefeito Ari Lafin para a regularização do Assentamento Jonas Pinheiro será atendido. “A solicitação já foi realizada ao Incra”, explicou.

O evento da inauguração da empresa de biocombustíveis também foi acompanhado de perto pelo governador interino, Otaviano Pivetta, que, também é agricultor e, como o prefeito de Sorriso também defende o desenvolvimento sustentável.

Hoje, “A Capital Nacional do Agronegócio” (título reconhecido pela Lei Federal 12.724 de 16 de outubro de 2012), localizada no médio-norte do Estado, produz commodities como soja, milho e algodão, com estimativa de produção – em toneladas – para a safra 20/21, de 2,1 milhões, 3,5 milhões e 167 mil, respectivamente, segundo estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

São 600 mil hectares de área produtiva que, o prefeito Ari Lafin, lembra “estão localizados no coração do Mato Grosso; somos a cidade brasileira com a maior produção agrícola”.

No lançamento, que contou com a presença de lideranças políticas das três esferas administrativas nacionais e com a presença de produtores rurais de grande, médio e pequeno porte – os verdadeiros responsáveis pelos números de Sorriso; várias demandas foram abordadas.

“Buscamos tanto o apoio ao agronegócio com tecnologia de ponta como também reforçamos a necessidade de investimentos na rede produtiva da agricultura familiar”, frisa o prefeito. Em especial, Ari ressaltou à ministra a necessidade urgente de regularizar os títulos do Assentamento Jonas Pinheiro.

“Esse evento mostra, mais uma vez, a importância de Sorriso para a economia do país, somos gratos, pois temos aqui produtores conscientes, que contribuem com o crescimento econômico e respeitam o meio ambiente”, acrescenta o prefeito.

Em 2012, o ex-ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, participou do lançamento da safra 2012/2013; em 2014 o então ministro, Neri Geller, participou do lançamento.

Dados da produção

A soja é considerada um dos produtos mais importantes na economia mundial. Em 2020, conforme dados da Embrapa, o Brasil alcançou o ranking de maior produtor de soja do mundo, com mais de 130 milhões de toneladas produzidas.

Em Mato Grosso, a participação da soja na economia é ainda maior, sendo uma das principais forças motrizes do desenvolvimento mato-grossense. O estado é o maior produtor de soja do país, produzindo cerca de 35 milhões de toneladas por safra.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos