Especialistas do CAPS de Sorriso falam sobre a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, o programa A Voz do Povo  recebeu dois profissionais de saúde de renome no município de Sorriso, o médico especialista em Psiquiatria, Dr. Rafael Giusti, e a Psicóloga Camila Nat. Ambos atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e juntaram suas vozes para falar sobre a campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização e prevenção do suicídio.

Durante a entrevista, o Dr. Rafael Giusti e a Psicóloga Camila Nat compartilharam informações vitais sobre a campanha Setembro Amarelo, que visa desmistificar o tema do suicídio e destacar a importância de abordar a prevenção de forma aberta e sensível. Eles ressaltaram que o mês de setembro é um período crucial para conscientizar a população sobre a necessidade de falar abertamente sobre as dores e transtornos associados ao suicídio.

“A campanha Setembro Amarelo não apenas nos dá a oportunidade de abordar um tema delicado, mas também nos lembra da importância de oferecer um espaço seguro para que as pessoas possam compartilhar suas angústias e buscar ajuda. O CAPS de Sorriso está aqui para apoiar todos que precisam de assistência psicológica e psiquiátrica”, enfatizou o Dr. Rafael Giusti.

A Psicóloga Camila Nat complementou, explicando que a prevenção ao suicídio não deve ser vista como um tabu, mas como um ato de amor e cuidado consigo mesmo e com os outros. “É fundamental que todos saibam que não estão sozinhos em suas lutas emocionais. O CAPS de Sorriso é um lugar onde as pessoas podem encontrar apoio e compreensão”, disse ela.

Eles destacaram  que a equipe de profissionais está à disposição para oferecer suporte, orientação e tratamento às pessoas que buscam ajuda.

A campanha Setembro Amarelo é uma oportunidade valiosa para quebrar estigmas, promover o diálogo e lembrar a todos que a prevenção do suicídio é um esforço coletivo que começa com uma simples conversa.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade