O evento reúne gestores dos municípios para que eles possam conhecer os detalhes das ações federais e esclarecer dúvidas com secretários e técnicos sobre o Auxílio Brasil, Cadastro Único e demais programas e serviços do Ministério da Cidadania.

“É muito importante o Governo Federal estar passando essas informações para os gestores dos municípios e para os coordenadores do CadÚnico, que são as pessoas que estão ligados diretamente aos beneficiários do Auxilio Brasil, para que saibam tudo sobre o programa, como ele funciona, quem tem direito e como acessar o benefício. Essa troca de informações é fundamental para que possamos ofertar um serviço de qualidade à população”, disse Jucélia.

O gestor municipal do CadÚnico/PAB de Sorriso, Gabriel Saboia de Almeida também está participando da capacitação. Segundo ele, durante a pandemia, muitos cadastros ficaram desatualizados e a Secretaria de Assistência Social vem realizando uma busca ativa para que as famílias não sejam penalizadas com a perda de algum benefício. “Estamos informando a população por meio dos canais de comunicação sobre como proceder na atualização cadastral. Com as mudanças do Auxílio Brasil vieram muitas regulamentações e a Jornada facilita o aprendizado e favorece a troca de experiências com outros municípios”, destacou.

O encontro está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso – Cophema, e conta com a presença do ministro da Cidadania substituto, Luiz Galvão, do secretário nacional de Renda de Cidadania, Átila Brandão, do governador do estado, Mauro Mendes, da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho e da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania Adjunta, Leicy Lucas de Miranda Vitório.

As outras rodadas da Jornada ocorreram em Belém (PA), Teresina (PI), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cerro Largo (RS), Parnamirim (RN) e Feira de Santana (BA).